Aprenda a ver a qualidade da carne no supermercado!
Vai ao supermercado para comprar carne, mas não sabe bem se a qualidade é a mesma que a do talho? Eu posso ajudar, dando umas dicas que ajudam a avaliar a qualidade da carne à venda no supermercado.
A carne deve ter aspeto de fresca, no que toca à cor, humidade e odor. Com o passar do tempo, ela vai ficando escurecida e ressequida. E deve sempre evitar-se carnes com cheiros fortes. Se por acaso o cheiro só se notar na hora de cozinhar e tiver comprado nesse dia, vá reclamar ao supermercado!
Temperatura ideal
A carne deve encontrar-se entre 4 e 5 graus centígrados na zona dos frescos e a -20 graus na zona dos congelados.
Gelo na embalagem
O gelo nas embalagens pode não ser problema desde que seja em pequenas quantidades. O problema está no excesso de gelo, sinal de que o produto foi descongelado e congelado novamente.
Embalada ou não?
Os produtos que já saem embalados da indústria são menos manipulados, se considerarmos que os riscos de micróbios aumentam nos processos de manipulação. Porém, isso não faz diferença nos supermercados em que a carne é, muitas vezes, embalada no próprio dia
Higiene do estabelecimento
As regras de higiene variam de país para país e de estabelecimento para estabelecimento, mas pode sempre perguntar no estabelecimento quais são as normas seguidas.
Uma das normas seguidas cá em Portugal é que todos os termómetros têm de estar visíveis para que os clientes possam ver a temperatura de conservação da carne
Carnes certificadas
Cada vez se vê mais nos rótulos qual é a proveniência da carne e se esta é, ou não certificada. Por norma, as carnes certificadas sofrem maior controlo e, por isso, tendem a ser mais seguras.
Gostou das dicas? Então vá lá comprar um bocadinho de carne para fazer um strogonoff. A receita fica aqui à sua espera!