Esta receita de doce de tomate é daquelas que faz lembrar os doces das nossas avós…
Ai, dúvida cruel, dúvida cruel! Sempre que chega a hora de escolher o que devo barrar nos meus croissants, fico tão indeciso sobre o que hei de escolher… E, por isso, desta vez, pedi ajuda aos meus amigos! Uns disseram-me para preparar uma geleia de framboesa… Mas já tinha feito há pouco tempo e não gosto de repetir receitas num tempo tão curto. A geleia de morango sem açúcar também foi outra opção… mas, por coincidência, tinha acabado de fazer na semana passada. Então, não é que um deles fez a sugestão perfeita? Preparar um doce de tomate!
Receita de doce de tomate
Ingredientes:
– 1 kg de tomate pelado
– 800 g de açúcar
– 1 pau de canela
– Uma casca de limão
– 1 pitada de sal
Preparação:
Em primeiro lugar, corte o tomate ao meio e coloque-o numa panela, juntamente com o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Leve a lume brando e deixe cozinhar por, pelo menos, 30 minutos, até ferver.
Depois, vá mexendo regularmente, deixando cozinhar, de modo a apurar o sabor e a perder um pouco da água. Assim que ficar um preparado espesso, retire do calor e elimine a casca de limão e o pau de canela.
Acrescente o sal e, com a ajuda de uma varinha mágica, triture até obter a consistência desejada. Leve, novamente, ao lume e deixe cozinhar, até atingir o ponto de estrada.
Para verificar o ponto, coloque um pouco do doce num prato, passe com uma colher no centro e, se o doce formar uma espécie de estrada, o ponto foi atingido.
Transfira para um frasco, se desejar consumir o doce até dois dias depois da confeção. Para preservar o doce por mais tempo, o frasco deve ser esterilizado e fechado hermeticamente.