Bolo de laranja com glacé

Bolo de laranja com glacé

Este bolo de laranja com glacé é ideal para um lanche caseiro!

Confesso que sou um viciado em laranjas. Sobretudo na época do inverno. Também não é difícil: afinal, é um fruto rico em sabor, capaz de nos reconfortar o corpo e a alma. E que ainda nos surpreende ao fazer parte de uma receita mais deliciosa do que outra, como esta descoberta que fiz no Food52: um bolo de laranja com glacé… do qual nem vão sobrar as migalhas! E olhe que esta receita é perfeita tanto no inverno, como no final da primavera!

Receita de bolo de laranja com glacé

Ingredientes:

– 225g de manteiga sem sal e amolecida
– 250g de açúcar
– 3 ovos grandes
– 2 laranjas em pedaços e sem caroços (mantenha tudo o resto: as cascas, a parte branca e a polpa. Assim, o bolo ganha mais cor… e fica mais macio!)
– 315g de farinha de trigo
– 1/4 colher de chá de sal
– 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– 185g de açúcar em pó
– 2 colheres de sopa + 1 colher de chá de sumo de metade de uma laranja, espremida na hora

Preparação:

Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 165º. Unte uma forma com buraco com manteiga. Se quiser, também pode polvilhar com farinha.
Num recipiente grande, com uma batedeira em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar até obter um preparado cremoso. Bata os ovos, um de cada vez.
Entretanto, num liquidificador, mexa os pedaços de laranja até formar um puré. Tire 1 1/2 chávena do preparado de laranja e acrescente à massa. Bata até tudo ficar bem envolvido.
Assim que estiver pronto, adicione a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio e o fermento e mexa até tudo ficar bem homogéneo.
Coloque a massa na forma já preparada e alise a parte superior.
Coza ao longo de 55 minutos, fazendo o teste do palito. Deixe arrefecer durante 10 minutos, tire o bolo da forma e deixe que, agora, arrefeça completamente.
Entretanto, misture o açúcar em pó e o sumo de laranja numa tigela pequena. Prove e ajuste a consistência ao seu gosto: se quiser mais espesso, adicione mais açúcar; se quiser mais aguado, acrescente mais sumo.
Quando o bolo estiver arrefecido, coloque este glacé por cima. Por fim, deixe que a cobertura assente, corte uma fatia e sirva.

(Receita e foto: Food52)

(Visited 104 times, 1 visits today)

Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.