Quase ninguém conhece estas curiosidades sobre o queijo… A 3.ª é surpreendente!
Sem dúvida que o queijo é um dos ingredientes mais recorrentes, na minha culinária. E para todas as ocasiões! Desde petiscos, para as entradas, a um prato principal mais leve… ou outro mais composto! Consigo deve acontecer o mesmo… Mas será que conhece algumas destas curiosidades secretas do queijo?
3 curiosidades que poucos conhecem do queijo!
1. Ao contrário do que muitos pensam, o queijo não faz mal à nossa memória! E há vários estudos que mostram que é muito pelo contrário! Afinal, o queijo conta com muito cálcio e fósforo, nutrientes essenciais para o trabalho do cérebro. Conclusão: provar este alimento é sinónimo de estimular a memória.
2. As vantagens não terminam por aqui! Este lacticínio acelera o metabolismo, conforme informa um estudo publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”. Foi feita uma comparação de amostras urinárias e fecais de pessoas, cujas dietas eram repletas de queijo ou de leite, com as de pessoas que não provavam laticínios. Conclusão: os indivíduos que provavam queijo contavam com níveis mais elevados de butirato, ou seja, um ácido gordo produzido pelas bactérias do estômago, nas fezes. E esses níveis de butirato estão relacionados com uma evidente redução dos níveis do colesterol mau (LDL). Ainda não é claro como o butirato atua na perda de peso, mas há análises em animais que provam que este ácido gordo é capaz de acelerar o metabolismo.
3. Mas tem de ter atenção, ao provar este ingrediente: é que este vicia! Algumas investigações sugerem que a caseína, uma proteína existente nos produtos lácteos, origina uma libertação de casomorfinas, que emitem um estímulo de conforto, para o cérebro. Logo, caso prove bastante o alimento, pode ficar habituado ao prazer do sabor salgado ou associar esse hábito àqueles momentos de descontração do dia a dia.