Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial!
É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem servimos as nossas iguarias! Eu, cá em casa, já sigo algumas dicas preciosas para diminuir o diário consumo de sal… e vou partilhar as mais importantes consigo!
5 dicas para diminuir o diário consumo de sal
1. Tenha atenção aos rótulos
Sempre que adquiro um alimento, tenho imenso cuidado, ao ler o respetivo rótulo. Aí, podemos saber qual a quantidade de sal… e o passo seguinte é óbvio: escolher o ingrediente com menos presença desse tempero! Nos rótulos, normalmente, o sal aparece com a designação de cloreto de sódio (NaCI).
2. Que tal apostar numa diminuição gradual?
Foi assim que fiz: fui reduzindo, a pouco e pouco, a quantidade de sal que colocava na confeção dos alimentos… até já não me fazer diferença nenhuma!
3. Faça uma troca saudável!
Há tantos ingredientes à sua espera, para substituírem o sal… Desde as ervas aromáticas às especiarias, passando pelo sumo de limão e até pelo vinho!
4. Dê mais cor aos seus pratos!
Esta é uma divertida forma de esquecer o sal! Há, também, muitos alimentos repletos de cor à sua espera, como tomate, pimento verde, brócolos, feijão, couve roxa e ananás.
5. Evite ingredientes repletos de sal
Prepare-se para riscar da lista alimentos, como salsichas, sopas instantâneas, caldos concentrados, fiambre, presunto…
Gostou destas dicas? Siga-as, uma a uma, para garantir uma refeição saudável… sem deixar de ser saborosa!