Um dos doces mais portugueses e deliciosos que existem! Quem resiste a uns pastéis de nata?
Que bem que sabia um pastelinho de nata, agora! É muito difícil conseguir resistir a este doce tão português. Por exemplo, a cada ida ao café, o olhar cai sempre na parte da vitrine que tem os pastéis de nata. Ainda se torna mais difícil resistir quando pedimos um café, a combinação destes dois é perfeita! No outro dia, decidi tentar fazer uma receita de pastéis de nata em casa e não podia ter corrido melhor. A receita que segui para os meus pastéis de nata foi esta. Tente!
Receita de pastéis de nata
Ingredientes:
– 600 gr de massa folhada
– 500 ml de leite
– 1 casca de limão
– 1 pau de canela
– 60 gr de farinha de trigo sem fermento
– 500 gr de açúcar
– 250 ml de água
– 7 gemas
Preparação:
Em primeiro lugar, com o rolo da massa, estenda a massa em formato de retângulo. Enrole a massa num rolo, calcando bem. Entretanto, corte a massa em rodelas com espessura de 1,5 cm.
Assim que estiver pronto, coloque as rodelas dentro das formas dos pastéis, untadas com manteiga. Com os polegares, comece a fazer pressão no centro da massa e espalhe-a até às extremidades de forma a que estes fiquem mais grossos, ficando a massa mais fininha no fundo.
Coloque as formas num tabuleiro de ir ao forno.
Entretanto, dissolva a farinha num pouco de leite e leve o restante leite ao lume. Junte o pau de canela e a casca de limão.
Quando estiver a ferver, junte a farinha. Mexa tudo muito bem até começar a ferver. Depois, apague o lume.
Num tacho, leve ao lume o açúcar e a água, mexa. Quando começar a ferver, deixe estar durante aproximadamente 3 minutos. Assim que estiver pronto, junte a calda de açúcar em fio ao leite e misture bem. Coe tudo num passador e deixe arrefecer.
Entretanto, junte as gemas com o creme e mexa bem. Encha as formas com o creme. Leve ao forno pré-aquecido a 250 graus durante 17 minutos.
Depois de cozidos, desenforme.
Sirva quentes ou frios. Por fim, polvilhe com açúcar em pó ou canela em pó.
É tão bom!
Experimente outros doces portugueses! Por exemplo, uma receita uns ovos moles de Aveiro!