Esta tarte de maçã americana é de comer e chorar por mais!
Há tartes que são um exemplo de inovação. Outras são típicas… mas nunca nos fartamos de provar! Não interessa o tipo: as tartes rendem sempre uma sobremesa que agrada a todos! Por exemplo, experimente esta tarte de maçã americana!
Receita de tarte de maçã americana
Ingredientes (para a massa):
– 300g de farinha
– 150g de margarina/manteiga
– 40g de açúcar
– 3 colheres de sopa de água fria
– 1 pitada de sal
– 1 ovo grande, batido
– Leite q.b. (para pincelar)
Ingredientes (para o recheio):
– 500-600g de maçãs, sem casca e caroço
– 4 colheres de sopa de farinha
– 100g de açúcar branco
– 100g de açúcar amarelo
– 1 colher de chá de canela
– 2 colheres de sopa de manteiga
Preparação (para a massa):
Em primeiro lugar, depois de aquecer o forno a 180ºC, unte com margarina uma tarteira ou pirex redondo com 23-25cm de diâmetro. Reserve.
Assim que estiver pronto, num recipiente largo, mexa a farinha com o açúcar e o sal e acrescente a manteiga em bocados e a água fria. Mexa com as mãos até ficar com uma massa esfarelada. Adicione o ovo batido e mexa bem até ficar com uma massa uniforme. A massa deverá ficar um bocado mole.
Entretanto, faça uma bola com a massa e embrulhe-a numa película aderente. Ponha no frigorífico ao longo de 30-60 minutos, até ficar sólida o suficiente para ser trabalhada.
Preparação (para o recheio):
Tire a casca das maçãs e extraia os caroços, pese-as e confirme se tem, aproximadamente, 500-600g. Fatie as maçãs em bocados pequenos e ponha-os num recipiente. Adicione a canela, os açúcares, a farinha (que serve para absorver o líquido libertado pelas maçãs ao cozerem) e a manteiga. Envolva. Reserve.
Assim que o anterior passo estiver concluído, retire a massa do frigorífico e estique-a para fazer um disco que caiba na tarteira, ficando com uma pequena aba de fora. Separe uma massa para fazer o disco que vai cobrir a tarte, fazendo-o um pouco maior do que a o diâmetro da tarteira.
Entretanto, ponha a do disco maior na tarteira, deixando uma pequena aba de fora desta, ponha o recheio de maçã e alise-o através de uma espátula. Em cima deste, ponha o disco menor e combine as laterais deste às da base, amasse levemente com os dedos e dobre as pontas para dentro para ficar bem selada. Por fim, no meio da tarte, faça 4 aberturas para que o vapor possa sair.
É verdade: a maçã pode ser a protagonista de deliciosas sobremesas! Por exemplo, algumas até são muito saudáveis, como o bolo de maçã sem glúten, nem açúcar. Outras podem ser deveras românticas, como estas rosas de maçã! Por isso, assim que preparar esta sobremesa, experimente estas, igualmente, deliciosas tartes!