Francesinha à Moda do Porto: é impossível de resistir!

Francesinha à Moda do Porto: é impossível de resistir!

Diga lá: só de olhar para esta francesinha à Moda do Porto, não fica logo com apetite?

Quem consegue resistir a uma francesinha? Eu não! O segredo de uma boa francesinha está no molho, é ele que lhe dá um toque especial. O resto é muito fácil de fazer. Por exemplo, experimente seguir esta receita e vai ver que o que lhe digo é verdade!

Receita de francesinha à Moda do Porto

Ingredientes:

– 6 fatias de pão de forma
– 8 fatias de queijo flamengo
– 2 bifes de vaca
– Duas salsichas frescas
– 2 linguiças e 2 fatias de fiambre
– Sal e pimenta q.b.

Ingredientes (para o molho):

– 1 cebola
– 4 dl de cerveja
– 3 colheres de sopa de polpa de tomate
– 0,5 dl de brandy
– 0,5 dl de Vinho do Porto
– 1 colher de sopa de margarina
– Uma colher de sopa de farinha maisena
– 1 cubo de caldo de carne
– Uma folha de louro
– Leite q.b.
– Sal e picante q.b.

Preparação:

Em primeiro lugar, começamos pelo molho. Descasque a cebola, pique-a grosseiramente, deite para um tacho, junte a margarina e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar douradinha. Adicione a polpa de tomate, o caldo de carne e a cerveja e deixe ferver.
Dissolva a farinha maisena num pouco de leite e junte ao tacho, em fio e mexendo sempre. Retifique o sal, tempere com picante, mexa, junte o brandy e o vinho do Porto e deixe ferver. Assim que estiver pronto, passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer.

Entretanto, corte as salsichas ao meio, depois novamente ao meio no sentido do comprimento e tempere-as com sal e pimenta. Corte também as linguiças da mesma maneira. Tempere igualmente os bifes com sal e pimenta.
Grelhe os bifes, as salsichas e a linguiça a gosto. Torre ligeiramente as fatias de pão e distribua duas fatias por dois pratos. Cubra com uma fatia de fiambre, junte depois o bife e coloque outra fatia de pão.
Adicione então a salsicha e a linguiça, cubra com uma fatia de queijo e o restante pão. Junte então três fatias de queijo por cima de cada conjunto, leve ao forno a 200 graus até derreter, retire. Por fim, sirva quentes, regadas com o molho.

Do Porto, bons ventos… e excelentes pratos, muito para além desta francesinha! Por exemplo, quer aproveitar esta sugestão de umas tripas à moda do Porto?


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Bacalhau ao azeite

Bacalhau ao azeite

Na Ceia de Natal, prepare uma receita de bacalhau ao azeite! Tem aquele sabor que lembra a comida da avó! Quer ter uma ceia que seja o melhor de dois mundos, ou seja, que seja deliciosa e saudável? Então, é obrigatório contar com a presença […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.