Ao seguir estas dicas, não há dúvidas: o seu próximo almoço vai ser uma quiche perfeita!
Fazer uma quiche é fácil, eu sei… mas a verdade é que, muitas vezes, não sai lá muito bem: é preciso saber quantos ovos colocar, a massa tem de ficar crocante, não podemos pôr demasiadas natas ou leite… Por isso, hoje, decidi partilhar consigo alguns bons truques para surpreender amigos e família com a quiche perfeita!
Como preparar a quiche perfeita!
Os ingredientes que usa na receita podem ser à escolha, mas, para que estes “fiquem ligados”, deve sempre recorrer a um ovo para cada meia chávena de leite ou natas. Por exemplo, se for uma quiche grande, o ideal é acrescentar 3 ovos e 1 chávena e meia de leite ou de natas.
Aliás, em relação ao leite e às natas, é preciso ter em conta um truque que está na gordura de ambos os ingredientes: desde que o leite usado ou as natas tenham uma gordura maior ou igual ao leite meio-gordo, a receita irá ficar cremosa, e não apenas a parecer uma omelete gigante.
Outra dica boa é pré-assar a massa. Assim ela fica mais crocante e completamente cozinhada, porque, às vezes, o que acontece é o recheio estar bom e a massa ainda crua. Depois de assar a massa, quando a retirar do forno, basta só pincelar com uma clara de ovo e esperar 5 minutos. Recheie e volte a levar ao forno.
Um truque para ver se a quiche está no ponto é bater na lateral do forno para ver como está a massa. Se a massa estiver com as bordas firmes e o centro um pouco mole, como uma gelatina, é porque já está pronta.
Desligue o forno, mas mantenha a quiche lá dentro com a porta do forno entreaberta por mais 10 minutos para que a quiche seque mais um pouco.
Depois de tirar do forno, espere mais 20 minutos, antes de cortar a quiche: assim, ela vai ficar com a textura desejada e, quando for partir, esta não se vai desmanchar, de certeza.
Experimente estas dicas, ao fazer esta receita de quiche de alho francês, por exemplo!