Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia de final de ano!

Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia de final de ano!

Esta receita de bacalhau à Gomes de Sá é perfeita para uma passagem de ano tradicionalmente portuguesa! Já agora, um feliz e delicioso 2020!

Há receitas que têm História. É o caso do Bacalhau à Gomes de Sá. Sabia que este prato recebeu o nome do seu criador? Afinal, o autor desta receita tradicional de peixe é José Luís Gomes de Sá Júnior, filho de um comerciante do Porto. A receita que apresento hoje utiliza todos os ingredientes do prato confeccionado no começo do século XX, havendo apenas a exceção do leite. Entretanto, a receita tem sido aplicada a outros alimentos, como o polvo. Siga, então, todos os passos da preparação de um Bacalhau à Gomes de Sá, para uma passagem de ano tradicionalmente portuguesa! E, já agora, um feliz e delicioso 2020!

Receita de Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes:

– 200 gr de bacalhau demolhado desfiado
– 200 gr de batatas
– 1/2 cebola
– 1 ovo
– Flor de sal q.b.
– Azeite q.b.
– Azeitonas para decorar

 

Preparação:

Em primeiro lugar, coza o bacalhau, em lume alto, por 25 minutos. Escorra o bacalhau e reserve. Numa panela à parte, coza as batatas, cortadas ao meio, em lume alto por cerca de 25 minutos também. Nos últimos 10 minutos acrescente um ovo inteiro. Entretanto, retire a pele das batatas e corte-as em rodelas. Descasque o ovo e a cebola e reserve.
Numa travessa de servir, coloque as batatas, por cima o bacalhau, a cebola cortada em meias luas, o ovo cortado em 4 partes iguais e por fim as azeitonas. Regue com azeite e tempere com um pouquinho de flor de sal.
Sirva de imediato, ou se preferir leve ao forno a gratinar.

Um tradicional bacalhau à Brás e caril de bacalhau: eis outras boas receitas com este ingrediente para entrar com o “pé direito” em 2020!

(Visto 208 vezes)

Artigos Relacionados

Bacalhau assado com batatas: é de comer… e chorar por muito mais!

Bacalhau assado com batatas: é de comer… e chorar por muito mais!

Uma receita típica portuguesa… que faz sucesso em qualquer parte do mundo: bacalhau assado com batatas! O bacalhau é o nosso “fiel amigo” e eu também sou muito fiel a ele! É por isso que tenho tanto gosto em cozinhá-lo – e saboreá-lo – em […]

Pimentos recheados com bacalhau: uma bela e deliciosa entrada!

Pimentos recheados com bacalhau: uma bela e deliciosa entrada!

Frescos, intensos e com uma cor vibrante: assim são estes pimentos recheados com bacalhau! Para mim, bacalhau é sinónimo de muitas vantagens e uma delas é o facto de ser um ingrediente que rende as receitas mais diferentes! Umas mais tradicionais do que outras… mas […]