Atum de cebolada

Atum de cebolada

Não vai conseguir parar de comer este atum de cebolada! Fique com a receita…

Podemos tentar encontrar novos sabores para além do nosso país, mas a verdade é que não há nada como os pratos portugueses, certo? Seja qual for a região. Que venham doces com um toque do Norte. Que venham as tentações tipicamente alentejanas. Sem esquecer as maravilhas da minha terra, os Açores, como é claro! E o Algarve? É óbvio que esta região também conta com delícias gastronómicas que nos deixam a salivar só de ler a receita! É o que acontece com este atum de cebolada!

Receita de atum de cebolada
Ingredientes:


– 800 gr de bifes de atum fresco
– 1 kg de batatas
– 3 cebolas
– 3 tomates pelados
– 5 dentes de alho
– 1 folha de louro
– 1 ramo de salsa
– 2 dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de vinagre
– 1,5 dl de azeite
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Em primeiro lugar, coza as batatas com pele e frite os bifes de atum numa frigideira com azeite.
Retire-os e, à gordura que ficou na frigideira, acrescente o louro, as cebolas em rodelas finas, o tomate pelado e os alhos laminados.
Deixe que fique a alourar um bocado e, depois, regue, recorrendo a vinho branco.
Ponha outra vez os bifes de atum na frigideira e tempere, recorrendo a sal e a pimenta. Deixe que fique a cozinhar ao longo de mais ou menos 3 minutos.
Por último, polvilhe através de salsa picada e adicione o vinagre.
Sirva, acompanhando com batata cozida.

O próximo fim de semana também vai ser prolongado? Mas que bela oportunidade para preparar outra delícia algarvia: esta receita de choquinhos! Acredite: eu é que fico chocado, se não passar a adorar este petisco vindo diretamente do mar!

(Visto 1.228 vezes)

Artigos Relacionados

Sangria: uma bebida perfeita para acompanhar um petisco português!

Sangria: uma bebida perfeita para acompanhar um petisco português!

Brinde ao nosso país com esta sangria, que conta com um ingrediente tão nosso, tão português! Receitas de sangria até podem existir muitas… Mas com um toque português, que até se torna perfeita para a próxima época dos santos populares… só mesmo as mais especiais! […]

Pica-pau: um petisco obrigatório para uma reunião com amigos!

Pica-pau: um petisco obrigatório para uma reunião com amigos!

Rápido, com simples preparação e delicioso: assim é este pica-pau! Que rico petisco! Não há dúvidas: os tempos livres no verão – mesmo no final da estação – são sinónimo de saborear petiscos ao lado de alguns dos nossos melhores amigos, seguindo, como é óbvio, […]