Foi descoberto um cemitério romano em pleno Solar dos Presuntos!

Foi descoberto um cemitério romano em pleno Solar dos Presuntos!

Quem diria! Uma descoberta destas no Solar dos Presuntos!

Encantado como sou por tudo o que tenha a ver com história, nem calcula a admiração que senti quando soube desta descoberta tão fantástica! Então não é que encontraram um cemitério romano com 2000 anos no Solar dos Presuntos?

Tudo aconteceu como acontecem as melhores coisas na vida: por acaso! O restaurante estava a fazer umas obras para ampliar o espaço e foi quando se encontrou diversos esqueletos – cerca de 30! – e peças de olaria do século XV, incluindo artigos, como pratos, moedas, lamparinas e até alguns jogos! De resto, ainda foram descobertas imensas caixas com corpos cremados.

Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo destes últimos dois anos por equipas de 12 membros, principalmente arqueólogos e antropólogos. Depois de terem sido retiradas do centro da capital, as peças encontram-se, neste momento, guardadas pela empresa responsável pela supervisão arqueológica das obras – a Neoépica.

Em declarações ao site NiT, o Diretor da Neoépica, Paulo Rebelo, explica a tamanha importância deste achado: “O cemitério estava em muito bom estado de conservação, com as várias campas bem delimitadas e os esqueletos bem conservados.”

E há mais peças para se juntar ao rol: “Também achámos instrumentos de medicina que deveriam pertencer a um médico”, afirmou Paulo Rebelo.

Após cada um dos artigos ser devidamente avaliado, os mesmos serão devidamente entregues ao Centro de Arqueologia de Lisboa.

Depois da intervenção arqueológica, as obras para ampliar o Solar dos Presuntos podem continuar.

Quem diria, hein? Um cemitério romano, com séculos, mesmo debaixo dos nossos pés! Sem dúvida que é mais um motivo para admirarmos ainda mais a capital!


Related Posts

Lisboa, cheira a mais do que sardinha assada

Lisboa, cheira a mais do que sardinha assada

Os encantos de Lisboa são mais do que muitos! Descubra-os comigo! Lisboa está cada vez mais na moda e, tal como dizia Amália Rodrigues, “nas tascas das vielas mais escondidas, cheira a iscas com elas e a vinho”. Na capital, reina a cozinha tradicional portuguesa. […]

Sabe o valor da sua rua

Sabe o valor da sua rua

Sabe o valor da sua rua? É verdade, a rua onde vivemos pode estar mais cara e isso pode mexer no valor do IMI a pagar. O coeficiente de localização (um dos elementos usados na avaliação dos imóveis) foi recentemente atualizado e a alteração pode […]