Lenda de São Martinho: uma história bonita… e com uma importante mensagem!

Lenda de São Martinho: uma história bonita… e com uma importante mensagem!

No São Martinho, come-se castanhas, bebe-se vinho… e relembra-se uma lenda com muito significado!

Estamos em fim de semana de São Martinho! E o que eu adoro esta altura! Posso mesmo dizer que, juntamente com o Natal, é uma das minhas épocas favoritas! Ficar encostado a uma lareira a saborear umas castanhas ou um prato com batata-doce, acompanhado por água-pé, enquanto ouvimos a chuva lá fora… Além disso, é um ótimo pretexto para relembrarmos uma história tão bonita: a lenda de São Martinho.

Para isso, temos de viajar numa máquina do tempo até ao longínquo ano de 300 e conhecer Martinho, um soldado romano que estava de regresso da Gália, a antiga região francesa, que, nessa altura, era uma província do Império de Roma.

Só que, pelo caminho, e montado no seu cavalo, teve de passar pelos Alpes, onde fazia imenso frio e vento – aliás, mesmo nos dias de hoje, os Alpes são conhecidos por esse constante estado metereológico.

Martinho vestia uma capa vermelha. Se se recordar bem – de alguns filmes, dos manuais de História… – é aquela típica peça de roupa que os soldados romanos tinham o hábito de utilizar. De repente, de forma inesperada, apareceu um homem muito pobre, com roupas em mau estado e com frio. Muito humildemente, o mendigo pediu-lhe uma esmola.

Como Martinho não tinha nada para lhe dar, pegou na sua espada e cortou a capa ao meio, partilhando-a com o homem.

No mesmo instante, como se fosse por magia, o tempo melhorou. As nuvens foram-se embora. Até parecia que era verão. Costuma-se dizer que foi uma espécie de compensação de Deus a Martinho, por ter sido solidário, sendo um grande exemplo para todos nós.

Daí que haja o hábito de se dizer que existe o verão de São Martinho – embora eu cá ache que, neste outono, não vamos ter assim tanta sorte…

(Visited 700 times, 1 visits today)

Related Posts

Empadão de bacalhau com batata-doce: uma versão diferente!

Empadão de bacalhau com batata-doce: uma versão diferente!

Simples e bom! Assim é este empadão de bacalhau com batata-doce! Siga a receita! Sou mesmo fã de bacalhau. Acho que quem costuma dar uma espreitadela por aqui, vê que o bacalhau é presença assídua. Gosto de bacalhau porque é versátil, saboroso e é acima […]

Pastéis de bacalhau e batata-doce

Pastéis de bacalhau e batata-doce

Esta receita de pastéis de bacalhau e batata-doce vai deixar todos com água na boca! A par com as castanhas, a batata-doce é um ingrediente bastante popular na altura do São Martinho. Mas seria tão redutor limitar esse ingrediente apenas a essa época… Por exemplo, […]