Farta rapazes

Farta rapazes

Apresento-lhe uma receita tipicamente portuguesa: farta rapazes! Já conhece?

Os doces tradicionalmente portugueses têm muito que se lhe diga… Para além do seu sabor delicioso, conseguem contar com um aspeto único… e até os seus nomes são curiosos! Já alguma vez parou para pensar por que raio existem uns pequenos bolos com o nome de “cavaca das Caldas“? E farta rapazes? Já provou este doce? E de onde virá o nome que chega a ser engraçado?

Bom, alguma origem curiosa deverá ter (e quem souber que se acuse!), mas não sei se faz totalmente jus a estes ricos bolos: é que eu deles nunca me fartei!

Receita de farta rapazes
Ingredientes:


– 1kg de farinha
– 450g açúcar
– 250ml de leite
– 1 copo de azeite não muito grande
– 1 cálice de aguardente
– 1 colher de chá com fermento
– 1 colher de chá com bicarbonato de sódio
– 6 ovos

Preparação:

Coloque numa tigela grande a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal.
Misture bem e faça um buraco no centro para deitar os outros ingredientes e misturar até obter uma consistência um bocado presa.
Deite os pequenos montes através de uma colher de sopa no tabuleiro do forno. Esses montes devem estar polvilhados com farinha (e separados, de preferência, visto que crescem bastante).
Assim que tirar os farta rapazes do forno, se quiser, pode pincelar através de gema de ovo e polvilhar, recorrendo a açúcar ou a canela.

Lembra ou não a típica comida da avó? Já agora, fique com estas broas que mantêm esse sabor nostálgico…


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Bolo de maçã e especiarias

Bolo de maçã e especiarias

Jasuuuus! Esta receita de bolo de maçã e especiarias é de perder a cabeça! Posso dizer que sou um especialista em especiarias! Bom, pelo menos, tenho preparado alguns pratos que contam com estes ingredientes, que sempre dão um toque especial a qualquer receita! Por exemplo, […]