Gosta de preparar doces? Aceite este desafio da Câmara de Cabeceiras de Basto!

Gosta de preparar doces? Aceite este desafio da Câmara de Cabeceiras de Basto!

A autarquia de Cabeceiras de Basto lançou um concurso gastronómico! E quem ficar em primeiro lugar ganha um prémio de 600 euros!

Doceiro. É esta uma das suas alcunhas junto dos amigos? Nunca resiste em preparar mais uma nova receita de bolo, tarte ou qualquer coisa que meta chocolate pelo meio? Então, o seu destino é… Cabeceiras de Basto!

A Câmara Municipal desse concelho recebe, até ao próximo dia 28 de fevereiro, as inscrições para o Concurso que visa a criação de um Doce Cabeceirense. Esta iniciativa, inserida no Mosteiro de Emoções, pretende encontrar um doce ou bolo, concebido com ingredientes locais de modo a incentivar a inovação das pastelarias cabeceirenses.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretende reforçar e valorizar o que se fazia no núcleo familiar, principalmente pelos avós. Pretende-se, igualmente, incentivar a inovação das pastelarias cabeceirenses bem como sensibilizar os agentes económicos e a população para a importância estratégica dos produtos endógenos, em especial, o mel, as ervas aromáticas, o vinho verde, o leite, as frutas, designadamente o codorno e outros produtos endógenos, no contexto do desenvolvimento do território de Cabeceiras de Basto.

O concurso pretende aliar a memória de uma alimentação de afetos ao uso dos produtos da terra e da tecnologia, reforçando e valorizando o que se fazia no núcleo familiar: incentivar a inovação na pastelaria cabeceirense; sensibilizar os agentes económicos e a população em geral para a importância estratégica dos produtos endógenos, em especial o mel de Basto, as ervas aromáticas, o vinho verde da região de Basto (Cabeceiras de Basto), o leite, as frutas da região e seus derivados, no contexto do desenvolvimento do território de Cabeceiras de Basto; e incentivar a inovação e o empreendedorismo individual ou coletivo, visando o aproveitamento desses produtos para a criação original de um doce ou bolo de matriz local.

Durante os meses de março e abril será desenvolvido o produto e no dia 18 de maio o júri fará a avaliação das propostas a concurso.

Ficou interessado? Saiba mais informações sobre o concurso aqui!



(Visto 650 vezes)

Artigos Relacionados

Cheesecake de frutos vermelhos: entre no novo ano com um doce do outro mundo!

Cheesecake de frutos vermelhos: entre no novo ano com um doce do outro mundo!

Tchim, tchim! Brinde a 2020 com um cheesecake de frutos vermelhos! Entre em 2020 com um jantar único com amigos. Ou seja, com uma refeição especial em todos os detalhes, desde as entradas, passando pelos pratos principais até terminar nas sobremesas… E aí, na parte […]

Bolo de coco e iogurte: para um lanche delicioso!

Bolo de coco e iogurte: para um lanche delicioso!

Esta receita de bolo de coco e iogurte é um doce pecado… Mesmo nos dias mais frios, acredito que podemos juntar sempre um toque tropical à nossa vida. Por exemplo, eu costumo contar com a ajuda preciosa do coco! Com esse fruto, tanto podemos preparar […]