Atenção! A noite de Natal é um risco para o nosso coração!

Atenção! A noite de Natal é um risco para o nosso coração!

Saiba tudo e proteja o seu coração!

Não há dúvidas de que a quadra natalícia nos aconchega o coração. É aquela época do ano em que (re)encontramos os entes mais queridos. E em que preparamos algumas das nossas receitas favoritas. Mas sabia que a noite do Natal propriamente dita é um perigo para o nosso coração? A ciência explica tudo!

Um estudo feito por pesquisadores suecos chegou à conclusão de que o perigo de ataque cardíaco atinge o pico às 22 horas da noite de 24 para 25.

Para esta conclusão, a investigação avaliou mais de 200 mil ataques cardíacos que aconteceram na Suécia entre 1998 e 2013. Assim, iriam conseguir perceber quais os dias em que estes problemas de saúde acabam por ocorrer.

E os resultados não deixaram margens para dúvidas: num dia banal, há 50 ataques cardíacos. Mas no dia 24 de dezembro, o número sobe… e bastante! Na véspera de Natal, há 69 ataques do coração, um aumento de 37%, havendo uma maior incidência às 22 horas.

Além disso, os investigadores perceberam que o perigo de ataque cardíaco sobe 22% a 26 de dezembro, que é comemorado no Reino Unido, na Austrália e no Canadá, entre outros países, por ser o Boxing Day, um feriado posterior ao Natal.

Quanto à passagem de ano, não existe nenhum aumento de ataques cardíacos. Mas os pesquisadores alertam que os sintomas deste problema de saúde podem ser ocultados pelo álcool. Só que no primeiro dia do ano… é que elas nos “mordem”: na investigação, o risco foi 20% maior.

Para a equipa, tal acontece, por causa dos possíveis excessos do dia anterior: álcool, muitos alimentos, muita exposição a temperaturas frias, poucas horas de sono

De resto, os investigadores acreditam que a relação entre ataques cardíacos e festas de final de ano se deve igualmente ao stress e à ansiedade com que estes dias são vividos.


Related Posts

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

É a receita que faltava na sua Consoada: fique com este tronco de Natal! Os fãs de doces podem ficar descansados: na noite da Consoada, o que não faltam são pratos para adoçar o paladar de quem não resiste a este tipo de sabores. Que […]

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Eis uma rica sugestão para a sobremesa de Natal: uma das melhores receitas de arroz-doce que já preparei! Há lá melhor coisa do que reunir a família à mesa num evento, como o Natal, e com um doce tipicamente português? Pelo menos cá em casa […]