Descubra as conclusões interessantes deste estudo científico sobre o nosso corpo!
Não sei qual é a sua opinião, mas a verdade é que encaro o corpo como uma máquina autêntica! Afinal, além de funcionar na perfeição, é capaz de emitir alguns sintomas, sempre que há algo fora do normal, seja a nível físico, seja a nível psicológico. O corpo humano é tão, mas tão interessante… que alguns médicos até acreditam que tem capacidade de se curar sozinho em algumas situações.
É o caso da doutora Lissa Rankin, que elaborou um trabalho no qual tentou desvendar os segredos da mente humana… e com conclusões bastante interessantes: afinal, descobriu-se que o nosso corpo conta com um género de um “placebo” que consegue tratar e eliminar os sintomas negativos. Ou seja, bastaria acreditar que estamos bem… para tudo ficar bem!
Contudo, da mesma forma que existe o efeito “placebo” também há o seu contrário – o efeito “nocebo”. Isto é, sempre que achamos que estamos mal de saúde – e até a piorar -, o nosso corpo vai acabar por ter uma reação ao encontro desses pensamentos.
Os investigadores sublinharam que realizaram uma diversidade de testes para comprovar este ponto de vista surpreendente… e que, na verdade, até nos levanta algumas dúvidas e desconfianças, certo? Cá eu, quando sentir alguma coisa estranha no meu corpo, posso começar a pensar só em coisas boas e felizes, mas ninguém me impede de marcar uma consulta com o meu médico… pelo sim, pelo não!
Porém, a crença de que o pensamento positivo é assim tão poderoso sempre é uma forma de afastarmos o stress da nossa vida… o que não deixa de ser bom: é que esse estado mental, repleto de reflexões negativas, traz consequências sérias, como o impedimento da regeneração das células.