Quem diria que comer queijo é uma dica importante para controlar o nosso colesterol?
Se se preocupa com a sua saúde, de certeza que já conhece algumas dicas importantes para regular o colesterol. Um sumo super especial que ainda consegue resolver outros problemas de saúde. Recorrer a sementes e a cereais que são capazes de baixar o colesterol. E até mesmo ao abacate. Mas e se lhe eu disser que, afinal, comer queijo faz bem ao colesterol… Acredita?
Pois é melhor fazê-lo. Bom, como já deve saber, o queijo é um alimento riquíssimo em gorduras saturadas, que, sempre que é consumido em excesso, até pode fazer mal ao coração. Por esse motivo, a maior parte dos nutricionistas achava, até há pouco tempo, que a ingestão devia ser restrita – assim, não havia o risco de as artérias ficarem entupidas.
Só que, entretanto, pesquisa após pesquisa, está-se a descobrir que, na verdade, o queijo não é assim tão prejudicial. Aliás, numa última investigação, um grupo de pesquisadores avaliou, ao longo de seis semanas, uma população de adultos de meia idade que tinha peso a mais. Então, foi-lhes pedido que comessem queijo cheddar gordo. Sabe qual foi o resultado? Houve uma diminuição na presença de colesterol. De resto, a redução foi mais significativa do que noutros grupos, que consumiram apenas manteiga ou queijo magro.
Mas porque é que isto acontece? Os cientistas acreditam que tudo se deve a um elemento essencial do queijo e que tem tanta importância na regulação do colesterol: trata-se do “matrix” do queijo, ou seja, é a forma como os nutrientes (principalmente o cálcio e a proteína) se organizam e fazem parte do interior daquele alimento.
Estas conclusões vão ao encontro de outra investigação divulgada em julho que apurou que aqueles que consomem laticínios gordos não correm maior perigo de falecer vítimas de uma causa qualquer (incluindo problemas de coração), em comparação com outras pessoas.