Castanhas de ovos

Castanhas de ovos

Surpreenda a todos com esta receita de castanhas de ovos muito, mas muito deliciosa!

Há receitas que funcionam como uma autêntica máquina do tempo. Basta saborear durante uns segundos e somos imediatamente transportados para um passado, por vezes um pouco longínquo. São aquelas típicas receitas da “nossa mãe” e da “nossa avó”. Comigo, isso acontece-me tantas vezes… Então, quando saboreio doçaria portuguesa… Podem ser uns pastéis de feijão, um arroz-doce… ou estas castanhas de ovos, cuja receita apresento já de seguida… e à qual é impossível resistir!

Receita de castanhas de ovos
Ingredientes:

– 250 g de açúcar
– 8 gemas
– Miolo de 2 carcaças
– 1,5 dl de água
– Gema batida para pincelar

Preparação:

Fatie o miolo de pão em pequenos bocados, deite-os numa tigela e adicione um bocado de água para ficar húmido.
Ponha ao lume um tacho com o açúcar e a água, deixe que ferva ao longo de 10 minutos, tire do lume, adicione o pão bastante bem escorrido e misture bem.
Junte as gemas, misture e coloque outra vez ao lume, misturando sempre até obter um preparado grosso. Tire do lume, ponha num prato e deixe que arrefeça.
Com a mistura, faça pequenas “castanhas”, ponha-as num tabuleiro, pincele-as através da gema batida e queime de forma leve, recorrendo a um ferro elétrico (como aqueles que são usados para queimar o leite-creme) ou, então, sempre pode utilizar um maçarico de cozinha.
Ponha-as de seguida em pequenas formas de papel. Sirva.

Já agora, ao preparar esta receita, nem se atreva em deitar as cascas dos ovos para o lixo! Veja lá porquê!

(Visto 405 vezes)

Artigos Relacionados

Gelado de melancia: só precisa de 2 ingredientes!

Gelado de melancia: só precisa de 2 ingredientes!

Gelado de melancia: para um final de refeição, em família, cheio de coisas boas! São capazes de nos surpreender com os gestos mais comoventes, todos os dias. Então, porque não reservar, pelo menos, um dia do calendário para lhes preparar uma surpresa com muito amor […]

Bolo perfeito: 10 dicas essenciais!

Bolo perfeito: 10 dicas essenciais!

De todas as dicas, sem dúvida que o 4.º conselho é um dos mais importantes para garantir um bolo perfeito! Nos seus tempos livres, gosta de preparar um bolo para toda a família? Então, este artigo é perfeito para si: eis algumas dicas que podem […]