Será que é mesmo verdade que o pé cresce durante a gravidez?

Será que é mesmo verdade que o pé cresce durante a gravidez?

Descubra se é mesmo verdade que o pé das futuras mães cresce durante a gravidez!

Sendo homem, só posso mesmo imaginar os desafios que uma gravidez pode trazer. Além da enorme responsabilidade de dar à luz seres tão especiais – e que nos irão surpreender todos os dias -, são várias as mudanças que acontecem em termos físicos e não só. Por exemplo, muitas grávidas costumam afirmar que sentem um crescimento dos pés no decorrer da gestação. E não é que é mesmo verdade?

De acordo com uma investigação desenvolvida pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos da América, a gravidez é mesmo capaz de alterar o tamanho dos pés… e para sempre!

Essa pesquisa contou com a participação de 49 grávidas que tiveram os seus pés medidos nos primeiros três meses da gestação. Entretanto, esses números foram comparados cinco meses após o parto. Em 70% dos casos, não houve dúvidas: os pés ficaram mesmo mais compridos e largos.

Segundo o estudo, este fenómeno acontece, porque é normal ficar com o “pé chato” no decorrer da gestação devido a uma maior fragilidade das articulações causada por alterações nas hormonas e pelo aumento de peso. E o tamanho do pé acaba por nunca voltar ao que era antes da gravidez.

Sendo assim, a altura e a rigidez do arco da sola do pé reduziram entre as duas medições, tendo havido, ao mesmo tempo, um aumento entre 2 e 10 milímetros no comprimento. Ou seja, o mesmo que um número a mais no tamanho do calçado.

Além disso, a investigação avança que a primeira gestação é a responsável pelas transformações, sendo que as outras não originam mais mudanças de relevo na estrutura do pé.

Já sabia disto? Melhor: já lhe tinha acontecido esta transformação no decorrer da sua gestação? Partilhe comigo a sua experiência!


Related Posts

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Quase ninguém conhece estas curiosidades sobre o queijo… A 3.ª é surpreendente! Sem dúvida que o queijo é um dos ingredientes mais recorrentes, na minha culinária. E para todas as ocasiões! Desde petiscos, para as entradas, a um prato principal mais leve… ou outro mais […]

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Apresento-lhe três curiosidades pouco conhecidas sobre sardinhas… A primeira é bastante interessante! Como o tempo passa! Num piscar de olhos, já estamos em junho! E a que sabe este mês? A verão, a dias longos e, claro, a sardinhas! Elas são as estrelas de um […]