Atenção ao volante! É assim que deve sempre contornar as rotundas!

Atenção ao volante! É assim que deve sempre contornar as rotundas!

Não seja um aselha ao volante! Saiba como tem sempre de conduzir nas rotundas!

Errar é humano… mas quando vamos a conduzir, é melhor evitar, certo? Afinal, a maior parte de nós acaba por cometer um ou outro deslize, o que até pode originar sérias consequências… Então nas rotundas… É que os números são impressionantes: de acordo com o site 4MEN, desde que entrou em vigor o novo Código da Estrada, em 2014, mais de 3000 condutores receberam uma multa por não fazerem as rotundas corretamente. E olhe que são multas que vão dos 60 aos 300 euros! Isso acontece porque muitos ainda continuam a seguir as regras antigas…

Ora, o novo Código da Estrada sublinha que se deve ceder a passagem àqueles que circulam na rotunda. Mas isto, se esteve devidamente atento às aulas de código, já não é novidade. Em relação à forma como deve abordar a rotunda, sempre que quiser sair na primeira saída, tem de entrar na faixa mais à direita, ou seja, mais para fora. Caso queira sair apenas nas outras saídas, tem de optar pela faixa de dentro.

Para preparar a saída, basta fazer o seguinte: logo depois de passar na saída anterior à sua, deve ir logo para a faixa mais à direita.

Como acontece em todas as regras… há exceções: são os veículos de tração animal, os condutores a cavalo, as bicicletas e os automóveis pesados (é o caso dos camiões). Nestes casos, quando se quer ir para a primeira saída, deve-se seguir à mesma na faixa mais para fora, mas a diferença é que se pode fazer o mesmo, caso se queira sair nas outras saídas.

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, caso queira sair na primeira saída, tem de fazer sinal de forma antecipada. O mesmo acontece em qualquer manobra que origine uma deslocação lateral, seja para mudar de via, seja para sair da rotunda.

Não se esqueça ainda de que, ao entrar na rotunda, se quiser sair na primeira saída, tem de fazer o pisca para a direita. Mas caso queira apenas sair nas restantes, o pisca tem de ser feito para a esquerda.

Só que o Código de Estrada apenas dá o exemplo das rotundas com duas faixas. E as rotundas que só têm uma ou três e que estamos sempre a encontrar nas nossas estradas? Como é que é? Felizmente, o 4MEN esclareceu tudo com o chefe da divisão de trânsito da PSP do Porto, Henrique Rodrigues, que explica que, por exclusão de hipóteses, nas rotundas com uma faixa, é só fazer pisca com o sinal direito, para sair na primeira saída, e com o esquerdo, para sair nas outras. Como é óbvio, assim que ultrapassarmos a saída anterior à nossa, devemos fazer sinal com o pisca direito.

Quanto às rotundas com três faixas, aqueles que saírem na primeira saída devem entrar pela faixa da direita. Os outros têm de optar por uma das outras e ficar apenas na faixa da direita, mal ultrapassem a saída anterior à sua. Tudo tem de ser feito gradualmente, sempre com a mudança de direção sinalizada. Por exemplo, não pode estar na faixa mais à esquerda e passar logo para a direita, de forma brusca! Entretanto, é preciso que passe pelo meio.


Related Posts

Não cometa estes erros quando faz a marmita

Não cometa estes erros quando faz a marmita

Corrigir estes erros quando faz a marmita pode mudar a sua vida Os hábitos alimentares têm mudado e há cada vez mais preocupações com o estilo de vida saudável, responsável e económico. Para ser saudável e manter a linha, não basta levar marmita para o […]

7 erros que cometemos a conduzir e prejudicam a saúde

7 erros que cometemos a conduzir e prejudicam a saúde

Evite estes erros a conduzir e vai ver que a sua saúde melhora Já reparou que tem dores no pescoço e nos tornozelos e não consegue perceber de onde elas vêm? Podem muito bem vir de erros e más posturas a conduzir. Conduzir não pode, […]