Está provado! Cães fazem tudo por tudo para nos animar quando estamos tristes!

Está provado! Cães fazem tudo por tudo para nos animar quando estamos tristes!

Já reparou que os cães aparecem sempre naqueles momentos em que mais precisamos de um ombro amigo?

Damos-lhe todo o amor que temos, inclusive em forma de biscoitos, e eles retribuem-nos… em dobro, em triplo, até! Eu que o diga: a minha Carlota faz-me imensa companhia e consegue animar-me nos momentos em que me sinto um pouco mais triste ou nostálgico… Mas parece que isso não é apenas sorte minha: afinal, todos os cães fazem mesmo de tudo para nos animar, sempre que estamos um pouco mais “em baixo”…

Pelo menos foi o que comprovou um estudo recente publicado no periódico Learning & Behavior. De acordo com esse trabalho, estes amigos de quatro patas são capazes de ultrapassar quaisquer obstáculos para nos ajudarem!

Para chegarem a esta conclusão tão interessante, os investigadores avaliaram 34 cães de estimação, de diversas raças e tamanhos, juntamente com os seus donos. Depois, afastaram animais e humanos, colocando os últimos atrás de uma porta transparente.

Os cães conseguiam ver e ouvir os donos atrás dessas portas, enquanto esses foram instruídos pelos investigadores para entoarem uma canção de embalar conhecida ou, então, para começarem a chorar.

Os animais cujos donos estavam a chorar abriram, em média, três vezes mais rapidamente a porta, em comparação com os cães cujos donos estavam apenas a trautear a música. Ou seja, de acordo com os investigadores, os cães levam bastante a sério o descontentamento e a infelicidade dos seus donos e, por isso, agem o mais depressa possível para ajudar.

No decorrer da pesquisa, os investigadores ainda mediram a presença de stress dos cães e concluíram que os bichos que entraram porta adentro para ajudarem os donos “em apuros” contavam com níveis menores de ansiedade, em relação àqueles que não abriram a porta.


Related Posts

Biscoitos de batata-doce para cães

Biscoitos de batata-doce para cães

A Carlota adorou esta receita de biscoitos de batata-doce para cães! A batata-doce faz bem, é boa… e eu adoro! E com ela consigo fazer as receitas mais diferentes: desde uns ótimos aperitivos a uma sobremesa que fica na nossa memória durante muitos e muitos […]

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Quase ninguém conhece estas curiosidades sobre o queijo… A 3.ª é surpreendente! Sem dúvida que o queijo é um dos ingredientes mais recorrentes, na minha culinária. E para todas as ocasiões! Desde petiscos, para as entradas, a um prato principal mais leve… ou outro mais […]