Receita de peixe gratinado

Receita de peixe gratinado

Bonito e saboroso: assim é este prato de peixe gratinado! Siga a receita!

Os pratos gratinados são vencedores em tudo! Afinal, conseguem reunir duas das grandes qualidades que podemos esperar de uma refeição: um aspeto irresistível aliado a um sabor único… e inesquecível! Então, às vezes, penso por que motivos é que não experimento mais receitas gratinadas: desde umas batatas (tão boas no inverno…) a uns saudáveis legumes. Ah, e como esquecer que, em algumas situações, esses pratos até que são bem baratos! Bom, independentemente do custo, o resultado é sempre o mesmo: de 5 estrelas! Que o diga este peixe gratinado!

Receita de peixe gratinado
Ingredientes:

– 600 gr de peixe branco, como uma pescada
– 200 gr de miolo de camarão
– 500 gr de batata
– 200 gr de cogumelos
– 35 gr de farinha de trigo
– 35 gr de manteiga
– 500 ml leite
– 70 gr de queijo ralado
– Sal
– Pimenta
– Noz moscada

Preparação:

Tire a casca e fatie as batatas em cubos. Cozinhe-as ao longo de 10 minutos na água quente.
Unte a forma e verta/despeje as batatas já cozinhadas. Sobre as batatas, ponha o peixe fatiado em grandes bocados, juntamente com o miolo de camarão. Finalmente, os cogumelos limpos e laminados sobre o peixe e o camarão.
Para o béchamel, no tacho ou na panela, derreta a manteiga e verta ou despeje de uma vez a farinha. Mexa com o batedor.
Acrescente gradualmente o leite, sempre a mexer. O molho deverá ficar grosso. Adicione uma pitada de sal, pimenta e noz moscada.
Verta ou despeje o béchamel na forma em toda a superfície. E, depois, o queijo ralado.
Ponha no forno ao longo de 40 minutos a 180°C.
Está pronto a servir, com um pouco de cebolinho por cima!

É tão fã de pratos de peixe que, um dia, nem se admira se lhe aparecerem umas barbatanas? Descubra esta receita de posta de pescada ou, então, este peixe grelhado!


Related Posts

Papelote de pescada

Papelote de pescada

Fã de receitas frescas com peixe? Não pode perder este papelote de pescada! Não sei se acontece o mesmo consigo, mas sempre que chegamos àquela altura do ano em que as nuvens dão lugar ao sol e ao calor, eu só penso em preparar receitas […]

Frango assado com batatas e grão-de-bico

Frango assado com batatas e grão-de-bico

Palavra de Flávio: vai ficar deliciado com esta receita de frango assado com batatas e grão-de-bico! Como se já não houvesse razões suficientes para fazer uma vénia ao grão-de-bico, eis que o site Food52 apresentou-me mais uma: este ingrediente é um rico acompanhamento num prato […]