Batatas gratinadas: um prato de inverno… e romântico!

Batatas gratinadas: um prato de inverno… e romântico!

Confesse lá: não fica já com água na boca só de olhar para estas batatas gratinadas?

A cozinha é como a vida: dá muitas voltas… Já pensou que, ao almoço, umas batatas podem servir de acompanhamento a um bom prato de carne, mas, ao jantar, estes ingredientes podem subir ao posto de protagonistas de refeições de cinco estrelas? Há disso vários exemplos, mas hoje não resisto a apresentar esta receita de batatas gratinadas, perfeita para o jantar do Dia dos Namorados!

Receita de batatas gratinadas
Ingredientes:

– 1 kg de batata
– 1 lata de natas
– 1 colher de farinha de trigo
– ½ chávena de leite
– 2 colheres de manteiga
– 250 g de mozarela
– Orégãos e sal

Preparação:

Comecemos pelas batatas: descasque-as, corte-as em rodelas muito finas e coloque ao lume para cozinhar com um bocado de óleo e sal.
Tire da panela e reserve.
Numa frigideira, coloque a manteiga e os orégãos. Pegue numa assadeira e unte-a toda com manteiga. Ponha as batatas cuidadosamente, tapando tudo. Adicione uma fina camada de mozarela e complete com mais batatas por cima.
Pegue a manteiga derretida e verta na assadeira. Numa panela, cozinhe durante alguns minutos as natas, a farinha, o leite e o sal.
Tire só quando a mistura ficar mais grossa.
Assim que estiver pronto, cubra a assadeira com a massa e ponha um pouco mais de mozarela para assegurar o gratinado.
Coloque no forno e ao tirar utilize luvas – afinal, a batata está em alta temperatura!
Sirva, decorando com ervas a gosto.

Quer mais pratos que rimem com inverno? Convido-o a ler atentamente esta receita de bolachas de amendoins e, já agora, destes bolinhos com canela!


Related Posts

Receita deliciosa de puré de batata caseiro

Receita deliciosa de puré de batata caseiro

Não me chame convencido, mas acho que esta é mesmo a melhor receita de puré de batata caseiro! Por vezes, os pratos mais simples são aqueles que dão mais prazer em preparar… e em saborear! Olhe o caso do puré de batata! Não, não quero […]

Receita de bolo de batata e chocolate

Receita de bolo de batata e chocolate

É obrigatório tomar nota da receita deste bolo de batata e chocolate! Apetece-lhe variar das típicas receitas de bolo de chocolate, mas o seu cérebro está um autêntico “deserto de ideias”? Nada que não se resolva: este blog é um doce e apresenta-lhe as mais […]