Receita super deliciosa de éclairs

Receita super deliciosa de éclairs

Apresento-lhe esta receita de éclairs… mas depois não me responsabilize pelos quilos a mais!

Eu bem que posso tentar que o chocolate não seja o protagonista de doces ou sobremesas deliciosas. E os resultados são excelentes para os paladares de quem os prova. Mas, mesmo com receitas tão boas, lá volto eu para o chocolate! Sou um viciado nesse ingrediente, confesso! Desta vez, tentei fazer um doce de pastelaria… em casa! Vai um destes éclairs?

Receita de éclairs
Ingredientes (para a massa):

– 150 ml de água
– 2 ovos batidos
– 50 g de manteiga
– 65 g de farinha de trigo

Ingredientes (para o recheio):

– 1 colher (chá) de essência de baunilha
– 300 g de natas

Ingredientes (para a cobertura):

– 100 g de chocolate
– 150 g de natas

Preparação:

Acenda o forno com uma temperatura de 220ºC.
Para preparar a massa, derreta a manteiga num tacho com a água. Deixe que ferva.
Adicione a farinha, misturando bem até que fique solta das paredes do tacho.
Passe o preparado para uma tigela. Deixe que arrefeça ao longo de 10 minutos e junte os ovos, gradualmente, até obter uma mistura firme.
Ponha a massa no saco de pasteleiro com um bico liso. Disponha tiras de 10x10cm num tabuleiro ligeiramente molhado, deixando 5cm de intervalo entre cada tira.
Leve ao forno ao longo de 25 minutos, até os éclairs ficarem maiores e estaladiços. Passe os doces para uma grelha e faça uma fenda num dos lados de cada um: assim há uma libertação do vapor. Deixe que seque.
Para a cobertura de chocolate, ponha os ingredientes ao lume e aqueça até eles ficarem derretidos, sem deixar que ferva.
Para o recheio, coloque os ingredientes, já misturados, num saco de pasteleiro. Este saco deve contar com um bico de 1,5 cm e com um formato de estrela. Encha cada um dos bolos através deste creme.
Cubra os éclairs através da cobertura de chocolate. Deixe que arrefeça. Sirva.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]