Sempre que come chocolate, aparecem-lhe borbulhas? Saiba o que isso pode realmente significar…
Confesse lá: não sente um pouco de culpa sempre que prova uma receita de chocolate? Quando saboreia uma fatia de bolo de chocolate e pera, fica logo a pensar nas calorias que acabou de ganhar? Sempre que prova um pão caseiro de chocolate, começa logo a contar os minutos que vai ter de gastar a fazer exercícios físicos? E borbulhas? Também se sente culpado ao provar chocolates, porque pensa que vão aparecer, mais cedo ou mais tarde, umas malvadas borbulhas pelo rosto e pelo corpo?
Tenho boas notícias para si: na verdade, esta associação entre chocolate e borbulhas não passa de um mito! Segundo a dermatologista norte-americana Ava Shamban, essa suposta ligação acontece por causa da síndrome pré-menstrual. Neste período, as mulheres têm a tentação de devorar chocolates para tentarem acalmar a neura, que quase sempre aparece nesta altura.
Ora, o que acontece é que, nessa fase pré-menstrual, o estrogénio diminui e o androgénio aumenta. Essa instabilidade hormonal, nas mulheres com tendência para ter acne, acaba por originar as temidas borbulhas. E depois culpa-se quem? Exatamente: o pobre chocolate!
Na verdade, esta é uma conclusão a que já se tinha chegado há uns bons anos, mais propriamente em 1969: nesse ano, foi apresentado um estudo do dermatologista Albert Kligman que envolveu 65 pessoas que tinham tendência para sofrer de erupções cutâneas.
Ao dar barras de chocolate muito concentradas a algumas dessas pessoas e um sucedâneo às outras, concluiu que não existia mesmo nenhuma ligação entre o consumo de chocolate e as borbulhas no rosto.
Além disso, é importante destacar que, normalmente, as pessoas que costumam devorar chocolates e doces não têm o hábito de optar por ingredientes saudáveis e bons para a pele – os legumes e frutos são apenas alguns dos exemplos.