Receita irresistível de bolo de baunilha

Receita irresistível de bolo de baunilha

Fiz um bolo de baunilha tão bonito! Mas o melhor de tudo é mesmo o seu sabor…

Por muito que goste de chocolate, o meu paladar também tem uma certa queda pela baunilha, esteja acompanhada ou sendo a grande estrela de sobremesas que nunca mais nos saem da cabeça! Não é por nada, mas acredito mesmo que esta receita de bolo de baunilha que acabei de preparar é um desses casos! Experimente para ver como não estou a mentir!

Receita de bolo de baunilha
Ingredientes (para o bolo):

– 170g de manteiga, à temperatura ambiente
– 140g de açúcar refinado
– 3 ovos
– 140g de farinha com fermento
– 1 colher de chá de extrato de baunilha

Ingredientes (para a cobertura):

– 260g de açúcar em pó, peneirado
– 110g de manteiga, à temperatura ambiente
– 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
– 2 colheres de sopa de leite

Preparação:

Depois de pré-aquecer a forno a 180º C, unte uma forma redonda com 20 cm de diâmetro e não se esqueça de forrar o fundo com a ajuda de papel-vegetal.
Acrescente a manteiga e o açúcar e mexa até ficar com um preparado esbranquiçado e fofo. Adicione os ovos, mexendo um de cada vez. Após peneirar a farinha, misture e acrescente a baunilha.
Verta a massa na forma, através de uma colher, e alise o topo, recorrendo à parte de trás do utensílio. Coloque no forno ao longo de 20-25 minutos até ficar dourada. Assim que furar o meio do bolo através de um palito, este tem de sair seco. Coloque numa grelha para que arrefeça totalmente.
Para a cobertura, junte o açúcar em pó, a manteiga, a baunilha e o leite e mexa até obter uma consistência suave e cremosa. Divida o bolo em três partes. Coloque o preparado do passo anterior por cima de cada parte separada do bolo e depois ponha no topo da massa – e nas laterais – o restante. Se quiser, com um saco de confeiteiro, até pode enfeitar o topo de bolo com um pequeno monte de deliciosa baunilha.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]