Tarte de maçã americana: uma sobremesa incrível para esta Páscoa!

Tarte de maçã americana: uma sobremesa incrível para esta Páscoa!

Esta tarte de maçã americana é de comer e chorar por mais!

Há tartes que são um exemplo de inovação. Outras são típicas… mas nunca nos fartamos de provar! Não interessa o tipo: as tartes rendem sempre uma sobremesa que agrada a todos! E eis mais um bom exemplo disso: uma tarte de maçã americana!

Receita de tarte de maçã americana
Ingredientes (para a massa):

– 300g de farinha
– 150g de margarina/manteiga
– 40g de açúcar
– 3 colheres de sopa de água fria
– 1 pitada de sal
– 1 ovo grande, batido
– Leite q.b. (para pincelar)

Ingredientes (para o recheio):

– 500-600g de maçãs, sem casca e caroço
– 4 colheres de sopa de farinha
– 100g de açúcar branco
– 100g de açúcar amarelo
– 1 colher de chá de canela
– 2 colheres de sopa de manteiga

Preparação: 

Depois de aquecer o forno a 180ºC, unte com margarina uma tarteira ou pirex redondo com 23-25cm de diâmetro. Reserve.
Num recipiente largo, mexa a farinha com o açúcar e o sal e acrescente a manteiga em bocados e a água fria. Mexa com as mãos até ficar com uma massa esfarelada. Adicione o ovo batido e mexa bem até ficar com uma massa uniforme. A massa deverá ficar um bocado mole.
Faça uma bola com a massa e embrulhe-a numa película aderente. Ponha no frigorífico ao longo de 30-60 minutos, até ficar sólida o suficiente para ser trabalhada.
Tire a casca das maçãs e extraia os caroços, pese-as e confirme se tem, aproximadamente, 500-600g. Fatie as maçãs em bocados pequenos e ponha-os num recipiente. Adicione a canela, os açúcares, a farinha (que serve para absorver o líquido libertado pelas maçãs ao cozerem) e a manteiga. Envolva. Reserve.
Retire a massa do frigorífico e estique-a para fazer um disco que caiba na tarteira, ficando com uma pequena aba de fora. Separe uma massa para fazer o disco que vai cobrir a tarte, fazendo-o um pouco maior do que a o diâmetro da tarteira.
Ponha a do disco maior na tarteira, deixando uma pequena aba de fora desta, ponha o recheio de maçã e alise-o através de uma espátula. Em cima deste, ponha o disco menor e combine as laterais deste às da base, amasse levemente com os dedos e dobre as pontas para dentro para ficar bem selada. No meio da tarte, faça 4 aberturas para que o vapor possa sair.

É verdade: a maçã pode ser a protagonista de deliciosas sobremesas! Algumas até são muito saudáveis, como o bolo de maçã sem glúten, nem açúcar. Outras podem ser deveras românticas, como estas rosas de maçã!

(Visto 13.843 vezes)

Artigos Relacionados

Tarte de maçã americana: uma sobremesa incrível!

Tarte de maçã americana: uma sobremesa incrível!

Esta tarte de maçã americana é de comer e chorar por mais! Há tartes que são um exemplo de inovação. Outras são típicas… mas nunca nos fartamos de provar! Não interessa o tipo: as tartes rendem sempre uma sobremesa que agrada a todos! Por exemplo, experimente […]

Tarte express de maçã: uma receita fácil e deliciosa!

Tarte express de maçã: uma receita fácil e deliciosa!

Esta receita de tarte express de maçã é absolutamente divinal! Está naqueles dias em que simplesmente não tempo nenhum a perder? E acha que, por causa disso, não pode preparar receitas que sejam inesquecivelmente deliciosas? Estão bem enganado… Só tendo em conta as sobremesas, o […]