Este é o melhor empadão de salmão que alguma vez vai provar!

Este é o melhor empadão de salmão que alguma vez vai provar!

Empadão de salmão: é isto o que seu estômago está a pedir!

O seu sabor, a sua versatilidade… Como é possível não gostar do salmão? Este peixe rende excelente combinações – inclusive com refrescantes rodelas de laranja -, além de ser o protagonista de um bom prato de pataniscas e de umas excelentes espetadas. Agora, junto outra receita a esta lista: um divinal empadão de salmão! Quem consegue resistir?

Receita de empadão de salmão
Ingredientes:

– 1 embalagem de 200 g de puré de batata instantâneo
– 4 postas de salmão
– 2 tomates maduros
– 2 cebolas
– 1 dente de alho
– 1 ovo
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 3 colheres (sopa) de vinho branco
– 1 colher (sopa) de polpa de tomate
– 1 colher (sopa) de mostarda
– 15 folhas de manjericão
– Leite q.b.
– Noz-moscada q.b.
– Piripiri q.b.
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Faça o puré de batata, acrescentando leite consoante as indicações da embalagem. Acrescente 2 colheres (sopa) de manteiga, tempere com sal, pimenta e um bocado de noz-moscada. Misture bem.
Tire a casca e pique de forma fina as cebolas e o alho. Limpe os tomates, extraia as sementes e fatie em pedaços. Ponha um tacho ao lume com 1 colher (sopa) do azeite, a cebola e o alho e deixe que refogue durante 10 minutos. Acrescente a polpa de tomate e deixe que cozinhe ao longo de mais 5 minutos, misturando sempre. Acrescente os tomates, a mostarda, o vinho branco e um bocado de piripiri, deixando cozinhar, em lume brando, até que os tomates fiquem macios.
Tempere o salmão com um bocado de sal grosso e pimenta. Ponha-o a fritar numa frigideira com o azeite que falta até que fique com um tom dourado dos dois lados, mas sem secar muito. Deixe que arrefeça.
Tire o tacho do lume, acrescente a manteiga que falta e passe com a varinha. Adicione o salmão lascado sem peles, nem espinhas, e as folhas de manjericão partidas com a mão. Envolva. Coloque metade do puré num tabuleiro de louça ou pirex, disponha o preparado do salmão, ponha por cima o resto do puré, alise e pincele com o ovo batido. Coloque no forno já aquecido a 200º C ao longo de 10 minutos. Tire. Sirva, decorado como quiser.

Se estiver à procura de mais receitas de empadão, olhe só para estes dois presentes que lhe envio: um empadão de carne e outro, feito de atum!

(Visto 3.750 vezes)

Artigos Relacionados

Receita de tártaro de salmão

Receita de tártaro de salmão

Tártaro de salmão: um prato muito fácil e rápido de preparar! A origem da palavra tártaro é francesa (tartare). Existem algumas histórias acerca deste prato, que se trata da proteína no seu estado cru. Há quem diga que as origens da receita são atribuídas aos […]

Salada de salmão: que mistura rica de sabores!

Salada de salmão: que mistura rica de sabores!

Uma salada é sempre uma verdadeira delícia! Fique, então, com esta receita de salada de salmão! Uma salada inclui todos os ingredientes de que mais gostamos numa receita de verão. É um prato simples, rápido de preparar e que é bastante saudável, com muitos nutrientes […]