Pernil assado com ananás: prove novos sabores na Consoada!

Pernil assado com ananás: prove novos sabores na Consoada!

O ananás é um excelente acompanhamento para um pernil assado!

Um ananás é muito mais do que um simples fruto que provamos no final das refeições ou num lanche. Trata-se também de um ingrediente que pode protagonizar uma saborosa receita de bolo ou acompanhar na perfeição um bom pedaço de carne, como este pernil assado. Ora veja lá só esta receita!

Receita de pernil assado com ananás
Ingredientes:

– 1 peça de 3kg de pernil de porco com osso
– 3 dentes de alho descascados
– 1/2 cebola média cortada em pedaços grandes
– 100 ml de vinagre de sidra
– 2 colheres de sopa manteiga derretida
– 8 a 10 fatias de ananás
– Cerejas em calda q.b.
– Sal e pimenta-do-reino q.b.

Preparação: 

Com uma faca, faça vários cortes no pernil. Coloque-o numa tigela grande e reserve.
Num liquidificador triture o alho, a cebola, metade do vinagre, sal e pimenta. Espalhe esta mistura sobre o pernil, cubra com película aderente e deixe marinar durante pelo menos 6 horas no frigorífico.
Retire o pernil, deixe chegar em temperatura ambiente e coloque-o então numa assadeira, reservando a marinada.
Separe a calda do abacaxi, misture com a marinada numa tigela e reserve.
Espalhe um pouco de manteiga sobre o pernil e, com a ajuda de um palito coloque os pedaços de abacaxi e as cerejas sobre o pernil.Cubra com papel de alumínio e leve ao forno durante 5-6 horas, regando várias vezes com a marinada reservada. Retire o papel alumínio nos últimos 30 minutos e deixe dourar.

É ou não é uma excelente alternativa natalícia em relação ao típico peru? Quer ser ainda mais diferente nesta Ceia de Natal? Comece por servir um tomate assado e termine a noite com um cupcake de chocolate e avelã. Aliás, se quiser mesmo surpreender, acompanhe os pratos com umas flores comestíveis! Assim, esta Consoada será mesmo memorável para todos!


Related Posts

Espetadas de gambas e ananás

Espetadas de gambas e ananás

Esta receita de espetadas de gambas e ananás é tudo o que precisa para ser feliz! Dar largas à imaginação. Este é um dos meus lemas atrás de uma bancada de cozinha. Gosto de surpreender os paladares dos outros com acompanhamentos que até nos chegam […]

Sumo de ananás e gengibre: uma bebida fresca e rica em nutrientes!

Sumo de ananás e gengibre: uma bebida fresca e rica em nutrientes!

À procura de uma bebida saudável e saborosa? Acabou de encontrar! Fique com esta receita de sumo de ananás e gengibre! Não considera que os frutos são os seus melhores amigos? Olhe que é mesmo verdade! É que eles são uns ingredientes bons e cheios […]