5 passos para um Natal sustentável, sem desperdício e mais amigo do Planeta!

5 passos para um Natal sustentável, sem desperdício e mais amigo do Planeta!

Preserve a saúde do meio ambiente com um Natal sustentável!

Já há algum tempo que me assumi como um fã da agricultura sustentável, que não só permite a conservação do meio ambiente, mas também nos presenteia com ingredientes que têm um sabor único. É por isso que, este ano, tomei uma decisão: vou ter um Natal sustentável! Ou seja, uma quadra mais amiga do Planeta!

A verdade é que, de ano para ano, faz-me cada vez mais confusão ver contentores cheios de papel, caixas, embalagens e plásticos, que muitas vezes nem sequer passam pelo processo de reciclagem.

Mas um Natal sustentável é muito mais do que evitar um excesso e desperdício de papel!

5 formas de garantir um Natal sustentável

1. Começando precisamente pela importância de contornar o desperdício de papel, é possível controlar a compra de presentes, elaborando uma lista prévia. Assim, é quase certo que não irá comprar mais do que necessita. Além disso, nem sempre é preciso recorrer ao papel para embrulhar as prendas…

2. Decore a árvore de Natal com os materiais que foram comprados na quadra anterior. Prefira sempre peças resistentes para que possam ser reutilizadas nos próximos Natais. Se gostar de variar na decoração, não é preciso deitar fora o que já usou: que tal trocar de enfeites com os seus familiares ou amigos?

3. Atenção às luzes: mesmo com a tecnologia LED, utilize a iluminação de uma forma consciente e desligue-a à noite ou sempre que ninguém está em casa.

4. Tenha uma mesa da Consoada diferente e sustentável, dando também espaço aos pratos vegetarianos. Logo, a sua Ceia tem uma maior variedade e fica mais em conta.

5. Quanto à mesa em si, só tenho uma palavra: tecido. Sim, aposte nos atoalhados e guardanapos de tecido! No primeiro caso, é uma opção lavável e não descartável. Já no segundo, sempre é mais uma forma de evitar o desperdício de papel.


Related Posts

Bolos de coco: sabor tropical na sua mesa de Natal!

Bolos de coco: sabor tropical na sua mesa de Natal!

Torne o seu Natal mais saboroso com estes bolos de coco! Ora aí está uma fruta que eu gostava de provar mais vezes: coco! Uma vez ou outra lá vou experimentando algumas receitas com este ingrediente, mas fica a promessa para 2018: irei usar mais […]

Bolo de mel da Madeira

Bolo de mel da Madeira

Eis uma receita para uma Ceia de Natal mais portuguesa: bolo de mel da Madeira! Para mim, o Natal é regressar às raízes, às origens. Recordar momentos únicos dos tempos de criança. Relembrar com carinho aqueles que já partiram. E aquilo que nos deixaram. Muito […]