Quem resiste a um bacalhau com broa e farinheira?

Quem resiste a um bacalhau com broa e farinheira?

Bacalhau com broa e farinheira: uma combinação de sabores que não vai querer perder neste Natal!

Certamente já escutou a frase “um bacalhau dá para imensas receitas!”. E é mesmo verdade! Dentro ou fora da época natalícia, o bacalhau é rei e senhor de muitas casas portuguesas devido a essa versatilidade e apresenta-se recheado com presunto e manjericão ou acompanhado por batata-doce ou por grão-de-bico. Neste Natal, pode ser o protagonista de uma Ceia apetitosa: faça um bacalhau com broa e farinheira.

Receita de bacalhau com broa e farinheira
Ingredientes:

– 4 postas bacalhau demolhado
– 1 broa de milho
– 1 dl azeite
– 1 farinheira
– 3 cebolas
– 5 dentes alho
– 1  folha de louro

 

Preparação:

Coloque uma panela ao lume com água e uma folha de louro, quando levantar fervura junte o bacalhau e deixe cozer, em lume brando, durante 10 minutos. Depois de arrefecer um pouco, retire as peles e as espinhas, lasque-o e reserve.Entretanto, descasque as cebolas e os alhos. Esfarele a broa. Corte a cebola às rodelas e refogue-a no azeite até cozer e alourar um pouco.
Numa frigideira, coloque a farinheira com um corte longitudinal, deixe aquecer junte os alhos esmagados e deixe refogar ao mesmo tempo que vai desfazendo a farinheira com colher de pau. Retire a pele e deite fora. Misture com a broa esfarelada e apague o lume.
Num tabuleiro untado com margarina, distribua as lascas de bacalhau. Por cima, espalhe a cebolada e, por último, cubra com a mistura de broa e farinheira. Leve ao forno já aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos.

Se clicou para ver esta receita mal leu a palavra “farinheira“, fique a saber que eu também faço parte do “clube de fãs de enchidos”! Aliás, como tenho farinheira a mais, até vou preparar uns canapés com este ingrediente.

 


Related Posts

Canapés de farinheira: uma receita feita ao seu gosto!

Canapés de farinheira: uma receita feita ao seu gosto!

Esta receita de canapés de farinheira é ideal para os dias de festa! Um aniversário, uma despedida de solteiro ou simplesmente um jantar de amigos. Não interessa o motivo, mas a sua casa vai ser o cenário de um evento bastante importante, cuja ementa deve […]

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Quer terminar o ano como deve ser? Prepare esta receita de pimento recheado com bacalhau e batata-doce! Foi uma das minhas resoluções culinárias para 2023… e a poucos dias do final de ano posso dizer que cumpri à risca: incluir mais batata-doce nos meus pratos! […]