Bacalhau recheado com presunto e manjericão

Bacalhau recheado com presunto e manjericão

Mais uma maneira de cozinhar bacalhau: bacalhau recheado

Há mil e uma maneiras de cozinhar bacalhau e, como é tão tipicamente nosso, não falta na mesa dos portugueses. Seja bacalhau à Gomes de Sá, seja com broa, ou sejam pataniscas de bacalhau, nunca falta…  Já toda a gente sabe fazer os pratos mais tradicionais, mas ainda há quem arrisque em criar receitas novas como esta de bacalhau recheado!

Receita de bacalhau recheado com presunto e manjericão
Ingredientes:

– 2 postas de bacalhau 300 g cada
– 4 fatias de presunto
– 8 folhas de manjericão fresco
– ½ cebola
– 2 dentes de alho
– 2 dl de azeite
– 1 colher de café de pimentão-doce

Preparação:

Abra as postas de bacalhau ao meio, de modo a dar para rechear.
Coloque duas fatias de presunto no meio de cada uma, bem como as folhas de manjericão. Ate as postas com fio de cozinha.
Coloque num tabuleiro o azeite, previamente misturado com o pimentão-doce.
Disponha por cima as postas de bacalhau com a cebola e os alhos cortados em rodelas finas e leve ao forno, a 160 graus, durante cerca de 15 minutos, regando de vez em quando com o azeite.
Retire e sirva quente.

Como é uma receita relativamente fácil e rápida de fazer nem vai perder muito tempo na cozinha e, o presunto vai dar um sabor completamente diferente do que é habitual! Para ir desenjoando, beba um copinho de água com limão durante a refeição!
Se comprar mais bacalhau do que é necessário para esta receita, pode aproveitá-lo para fazer uns folhadinhos de bacalhau, perfeitos para levar na marmita!


Related Posts

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Quer terminar o ano como deve ser? Prepare esta receita de pimento recheado com bacalhau e batata-doce! Foi uma das minhas resoluções culinárias para 2023… e a poucos dias do final de ano posso dizer que cumpri à risca: incluir mais batata-doce nos meus pratos! […]

Bacalhau com molho de tomate

Bacalhau com molho de tomate

Dê um toque especial à noite da Consoada: faça esta receita de bacalhau com molho de tomate! Sempre que tenho tempo, não há que enganar: preparo em casa um molho de tomate para dar um tempero único às mais diferentes receitas: desde chocos a um […]