Bacalhau recheado com presunto e manjericão

Bacalhau recheado com presunto e manjericão

Mais uma maneira de cozinhar bacalhau: bacalhau recheado

Há mil e uma maneiras de cozinhar bacalhau e, como é tão tipicamente nosso, não falta na mesa dos portugueses. Seja bacalhau à Gomes de Sá, seja com broa, ou sejam pataniscas de bacalhau, nunca falta…  Já toda a gente sabe fazer os pratos mais tradicionais, mas ainda há quem arrisque em criar receitas novas como esta de bacalhau recheado!

Receita de bacalhau recheado com presunto e manjericão
Ingredientes:

– 2 postas de bacalhau 300 g cada
– 4 fatias de presunto
– 8 folhas de manjericão fresco
– ½ cebola
– 2 dentes de alho
– 2 dl de azeite
– 1 colher de café de pimentão-doce

Preparação:

Abra as postas de bacalhau ao meio, de modo a dar para rechear.
Coloque duas fatias de presunto no meio de cada uma, bem como as folhas de manjericão. Ate as postas com fio de cozinha.
Coloque num tabuleiro o azeite, previamente misturado com o pimentão-doce.
Disponha por cima as postas de bacalhau com a cebola e os alhos cortados em rodelas finas e leve ao forno, a 160 graus, durante cerca de 15 minutos, regando de vez em quando com o azeite.
Retire e sirva quente.

Como é uma receita relativamente fácil e rápida de fazer nem vai perder muito tempo na cozinha e, o presunto vai dar um sabor completamente diferente do que é habitual! Para ir desenjoando, beba um copinho de água com limão durante a refeição!
Se comprar mais bacalhau do que é necessário para esta receita, pode aproveitá-lo para fazer uns folhadinhos de bacalhau, perfeitos para levar na marmita!

(Visited 726 times, 1 visits today)

Related Posts

Esta lasanha de bacalhau é deliciosa: conheça a receita!

Esta lasanha de bacalhau é deliciosa: conheça a receita!

Há 1001 formas de cozinhar bacalhau… e esta lasanha de bacalhau é uma das minhas favoritas! É certo e sabido que existem 1001 maneiras de cozinhar bacalhau… Quem resiste a um bacalhau assado com tomate? Ou a uns tradicionais, e sempre apetitosos, pastéis de bacalhau? […]

Pataniscas de bacalhau: este é um prato maravilhoso!

Pataniscas de bacalhau: este é um prato maravilhoso!

Um prato simples e rápido de fazer: assim são estas pataniscas de bacalhau! Sabe aquelas receitas que são de comer e chorar por mais? Para mim, todos os pratos que têm bacalhau são assim! Os sabores podem ser mais picantes, com um toque mais tradicional […]