Bacalhau recheado com presunto e manjericão

Bacalhau recheado com presunto e manjericão

Mais uma maneira de cozinhar bacalhau: bacalhau recheado

Há mil e uma maneiras de cozinhar bacalhau e, como é tão tipicamente nosso, não falta na mesa dos portugueses. Seja bacalhau à Gomes de Sá, seja com broa, ou sejam pataniscas de bacalhau, nunca falta…  Já toda a gente sabe fazer os pratos mais tradicionais, mas ainda há quem arrisque em criar receitas novas como esta de bacalhau recheado!

Receita de bacalhau recheado com presunto e manjericão
Ingredientes:

– 2 postas de bacalhau 300 g cada
– 4 fatias de presunto
– 8 folhas de manjericão fresco
– ½ cebola
– 2 dentes de alho
– 2 dl de azeite
– 1 colher de café de pimentão-doce

Preparação:

Abra as postas de bacalhau ao meio, de modo a dar para rechear.
Coloque duas fatias de presunto no meio de cada uma, bem como as folhas de manjericão. Ate as postas com fio de cozinha.
Coloque num tabuleiro o azeite, previamente misturado com o pimentão-doce.
Disponha por cima as postas de bacalhau com a cebola e os alhos cortados em rodelas finas e leve ao forno, a 160 graus, durante cerca de 15 minutos, regando de vez em quando com o azeite.
Retire e sirva quente.

Como é uma receita relativamente fácil e rápida de fazer nem vai perder muito tempo na cozinha e, o presunto vai dar um sabor completamente diferente do que é habitual! Para ir desenjoando, beba um copinho de água com limão durante a refeição!
Se comprar mais bacalhau do que é necessário para esta receita, pode aproveitá-lo para fazer uns folhadinhos de bacalhau, perfeitos para levar na marmita!


Related Posts

Bacalhau espiritual: o Natal vai ser muito mais saboroso!

Bacalhau espiritual: o Natal vai ser muito mais saboroso!

Na sua mesa de Natal, não pode faltar este prato de bacalhau espiritual! O bacalhau é o seu “fiel amigo”, na quadra natalícia? Então, para agradar a todos os gostos, não há nada como preparar diversas versões de receitas de bacalhau. Por onde começar? Por […]

Empadão de bacalhau e espinafres, uma receita simples para o Natal!

Empadão de bacalhau e espinafres, uma receita simples para o Natal!

Acredite: esta receita de empadão de bacalhau e espinafres vai fazer toda a diferença no seu Natal! Não importa o prato de bacalhau que nós escolhemos. No Natal, este ingrediente nunca pode faltar na ceia! Por exemplo, há os pratos mais tradicionais. Há os outros, […]