Atum de cebolada: uma receita bem algarvia

Atum de cebolada: uma receita bem algarvia

Não precisa sair de casa para comer um bom atum de cebolada

Se nunca experimentou bifes de atum, então nem imagina o petisco que tem andado a perder e nem sonha a quantidade de pratos diferentes que dão para fazer! Uma das minhas receitas favoritas é mesmo o atum de cebolada à moda do Algarve!

O atum fresco é muitas vezes conhecido por “carne do mar”, devido à sua textura e até é fácil de conseguimos um bom peixe para fazer pratos deliciosos.

Receita de atum de cebolada
Ingredientes:

– 800 gr de bifes de atum fresco
– 1 kg de batatas
– 3 cebolas
– 3 tomates pelados
– 5 dentes de alho
– 1 folha de louro
– 1 ramo de salsa
– 2 dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de vinagre
– 1,5 dl de azeite
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coza as batatas com pele e frite os bifes de atum numa frigideira com azeite.
Depois, retire-os e na gordura que ficou na frigideira, junte o louro, as cebolas em rodelas finas, o tomate pelado e os alhos laminados.
Deixe alourar um pouco e de seguida regue com o vinho branco.
Volte a colocar os bifes de atum na frigideira e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar durante mais ou menos 3 minutos.
Finalmente, polvilhe com salsa picada e acrescente o vinagre.
Sirva os bifes de atum com a batata cozida.

Se sobrar algum atum, pode aproveitá-lo para fazer algumas receitas rápidas e saborosas!
A família toda vai adorar e, depois até podem levar na marmita para a escola e para o trabalho… E já que falamos em marmitas, surpreenda os mais novos com uns crepes de 4 queijos!


Related Posts

Tostas de atum

Tostas de atum

Aprenda bem esta receita de tostas de atum: eu já experimentei… e é mesmo irresistível! Não sei se alguma vez foi feito um estudo sobre isto, mas acho que já deve estar comprovado cientificamente que a chegada do fim de semana causa até nas pessoas […]

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]