Sobremesa de limão, só se for lemon curd

Sobremesa de limão, só se for lemon curd

Eu adoro lemon curd em todo o tipo de coisas!

O lemon curd, ou curd de limão é uma sobremesa simples com ovos, açúcar sumo e raspas de fruta e é muito popular para comer por si só ou para se usar como doce em scones, como cobertura em cheesecakes ou como recheio em bolos simples.
Por ser um feito com um citrino, está cheio de vitamina C, que faz muito bem à saúde e ajuda a resolver vários problemas estéticos!

Acho que já dei os motivos todos que justificam porque é que eu gosto tanto disto! É que sou mesmo capaz de comer à colher, mesmo quando é meio ácido!

Receita de lemon curd
Ingredientes:

– 125 ml de sumo de limão
– 1 colher de sopa de raspa de limão
– 3 ovos
– 60 gr de manteiga à temperatura ambiente
– 160 g de açúcar

Preparação:

Numa caçarola leve ao lume, em banho-maria, os ovos muito bem misturados com o sumo de limão e o açúcar. Mexa sempre para evitar que ganhe grumos. Em 10 minutos já deverá ter engrossado.
Nesta altura retire do lume e adicione a manteiga em pequenos pedaços de cada vez, mexendo sempre, e a raspa de limão.
Envolva muito bem até a manteiga estar completamente fundida no creme.
Deixe arrefecer e sirva bem fresco.

Não lhe parece bem? E lembre-se que pode usar em musses, cheesecakes e bolos. Ou então, faça uma tarte de limão merengada e use o lemon curd como recheio!

(Visto 8.402 vezes)

Artigos Relacionados

Mousse de limão: uma sobremesa simples de fazer e prática!

Mousse de limão: uma sobremesa simples de fazer e prática!

Esta receita de mousse de limão é uma sobremesa leve e deliciosa! Um dos meus doces favoritos! Fresca, doce e fácil de fazer: estas são as qualidades, em comum, de todas as mousses! Felizmente, estes doces podem surpreender-nos por contarem com sabores diferentes. Por exemplo, […]

Pastéis de nata: aproveite o feriado para preparar este doce!

Pastéis de nata: aproveite o feriado para preparar este doce!

Um dos doces mais portugueses e deliciosos que existem! Quem resiste a uns pastéis de nata? Que bem que sabia um pastelinho de nata, agora! É muito difícil conseguir resistir a este doce tão português. Por exemplo, a cada ida ao café, o olhar cai […]