Receita de tartelete de maçã para fazer este fim-de-semana

Receita de tartelete de maçã para fazer este fim-de-semana

Tartelete de maçã, um sabor único

Aprenda a fazer a receita de tartelete de maçã. Sugiro que durante o fim-de-semana prepare estas mini tartes de maçã e convide uns amigos para as comer consigo. O sabor é divinal e não podia combinar melhor com uma tarde de conversa e convívio entre amigos. Vamos lá ver como preparar a tartelete de maçã!

Receita de tartelete de maçã

Ingredientes para massa areada:

– 200 gr de farinha
– Sal q.b
– 70 gr de manteiga
– 80 gr de açúcar
– 1 ovo
– 3 gotas de essência de baunilha

Ingredientes para creme pasteleiro:

– 400 ml de leite
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1/2 colher de chá de açúcar baunilhado
– 4 gemas
– 100 gr de açúcar
– 2 colheres de sopa de farinha
– 2 colheres de sopa de amido de milho

Ingredientes para cobertura:

– 3 maçãs
– 100 ml de água
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 1 saqueta de nappage (brilho para tartes)

 

Preparação da tartelete:

Unte e enfarinhe 6 formas de tartelete e reserve.
Junte a farinha com o sal num recipiente grande. Adicione a manteiga em pedacinhos e amasse, com a ponta dos dedos, até obter uma espécie de migalhas.
Incorpore o açúcar e faça uma cova no centro da mistura. Adicione o ovo previamente batido com a baunilha e misture bem a massa com uma espátula (se a massa estiver muito seca borrife-a com um pouco de água).
Transfira-a para uma superfície polvilhada com farinha e amasse um pouco. Em seguida, molde uma bola, achate-a, cubra-a com película aderente e leve-a ao frigorífico durante 30 minutos.
Após este tempo, divida a massa em 6 partes iguais e forre as formas com ela. Cubra a massa com papel vegetal e encha-a com feijões (isto fará com que a massa mantenha a forma desejada após ir ao forno).

Leve as tarteletes ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos. Retire os feijões e o papel vegetal e leve-as novamente ao forno até que o fundo esteja cozinhado e levemente dourado. Retire do forno, deixe arrefecer, encha com o creme e aguarde 5 minutos.
Corte as maçãs ao meio, retire as sementes, mas sem lhes retirar a casca. Faça cortes na metade da maçã com poucos centímetros de intervalo, mas sem a fatiar. Coloque a metade de maçã em forma de leque sobre o creme, fixando-a bem e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus duarante cerca de 7 minutos.

Por fim, junte o brilho para tartes ao açúcar e a 100 ml de água, mexa para dissolver e leve ao lume para engrossar. Deixe arrefecer por 3 minutos e pincele toda a superfície da tartelete, incluindo fruta, creme e massa.
Deixe arrefecer completamente antes de servir.

Preparação do creme pasteleiro:

Aqueça o leite com a essência de baunilha e açúcar baunilhado até levantar fervura.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, junte-lhe a farinha e o amido, mexendo muito bem. Adicione metade do leite quente, mexendo sempre. Bata bem e transfira o preparado sobre o restante leite, mexendo bem. Deixe levantar fervura, sem parar de mexer, durante 1 minuto. Retire do lume deixe arrefecer.
Quando for usar, torne a bater o creme.
Reserve no frigorífico.

Se é apreciador de maçã na doçaria, veja também a receita de tarte de maçã aqui.

 


Related Posts

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Bem apetitosa! Assim é esta receita de gaspacho! Se há coisa com a qual eu concordo é que as receitas se devem adaptar às estações. Por exemplo, durante o inverno, as sopas quentes são uma das minhas entradas favoritas para preparar e partilhar com aqueles […]