Hoje é a noite de Santo António: sardinha numa mão, copo na outra

Hoje é a noite de Santo António: sardinha numa mão, copo na outra

Hoje é a noite de Santo António, a noite tão esperada pelos lisboetas! Nesta noite as ruas da capital vão encher-se de gente para comer a bela da sardinha, beber, rir e passar bons momentos. Mas antes disso não se esqueça de ir ver as marchas populares. É também uma noite muito especial para mim. Estejam atentos porque é com orgulho que hoje marcharei.  Santa Engrácia será a 13ª marcha e espero que o 13 seja o meu número da sorte, ficaria realmente feliz se Santa Engrácia fosse a marcha vencedora.

Depois das marchas populares, pode optar pelos bairros mais conhecidos, como a Mouraria, a Bica, Alfama ou a Graça. Estes bairros tão castiços representam a tradição e a alma lisboeta. No caso de Alfama, ao longo da noite vai ouvir apenas música portuguesa através de um sistema de som que estará sempre a emitir música do melhor. E claro, sardinha assada é o que não vai faltar em nenhum destes bairros. Nem sardinha, nem pessoas…pessoas aos molhos.

Já sabemos que a confusão faz parte destes dias em Lisboa, mas ainda há locais onde pode dançar e comer a sua sardinha sem ser pisado, empurrado e sem demorar uma eternidade para chegar onde quer que seja. Por exemplo, os jardins do Campo Pequeno recebem pela primeira vez um arraial, com tudo a que tem direito…sardinhas, cerveja, bifanas ao som de música tradicional. No Largo do Intendente poderá dançar swing, ideal para quem procura algo diferente do habitual para esta noite.

A noite vai ser de folia e o dia de amanhã de ressaca para muitos, mas poderá participar na procissão de Santo António. É um ritual bonito e uma das tradições mais antigas da cidade. A procissão sai da Igreja de Santo António às 17h e precorrerá algumas das mais antigas ruas de Lisboa.

Divirta-se e bom Santo António!!

 

Saiba quais os principais artistas que atuam em Lisboa, ao longo dos santos populares, aqui.


Related Posts

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Eis a principal representante da gastronomia do Porto: a francesinha! Os santos populares estão sempre associados a alegria e, claro, a receitas tipicamente portuguesas! Por exemplo, para celebrar o São João, no Porto, que tal um prato tradicional dessa região do país? Felizmente, opções não […]

Amêijoas à Bulhão Pato: não podem faltar no seu Santo António!

Amêijoas à Bulhão Pato: não podem faltar no seu Santo António!

Esta receita de amêijoas à Bulhão Pato é tudo o que vai querer para celebrar o Santo António! Não sei quanto a si, mas, na minha opinião, a chegada das comemorações do Santo António, mesmo entre quatro paredes, é a inauguração oficial da época do […]