Atenção: estes alimentos são perigosos!

Atenção: estes alimentos são perigosos!

Não pense que tudo o que é natural não representa qualquer perigo. A verdade é que são muitos os alimentos que parecem inocentes, mas na realidade podem até mesmo colocar a vida das pessoas em risco. Falo em algo tão banal como batatas ou as lichias, aquele fruto tão saboroso. Mas afinal porque é que esses alimentos são perigosos?

 

Batata

As batatas tem solanina que está presente de forma natural em várias plantas, como é o caso do tomate ou do pimento. Esta substância é tóxica e pode provocar sintomas como vómitos, dores de estômago, alucinações e até paralisia. Calma, não tem de deixar de comer batatas! O maior perigo existe quando estão verdes ou estragadas e nos rebentos.

Mandioca

Muito popular na culinária africana e da América do Sul, representa a maior fonte calórica para milhões de pessoas que se alimentam dela. Pode ser frita, assada, cozida ou transformada em farinha. Mas se não for processada corretamente, a mandioca pode ser venenosa, graças a uma coisa com nome esquisito, o cianeto de hidrogénio. Comer esta raiz crua ou sem ser bem cozinhada, implica ingerir o cianeto que afeta a tiroide e pode até provocar uma paralisia súbita e… irreversível. Mandioca crua, nem pensar!

 

Lichia

É um pequeno fruto tão saboroso e que parece tão inocente. Desengane-se! Nem tente comer lichias quando ainda não estão maduras. Este fruto quando é comido demasiado cedo, sobretudo por alguém que esteja em jejum há muito tempo ou por uma criança mal nutrida, podem tornar-se fatal.

Na Índia, todos os anos, há registos de centenas de crianças que são hospitalizadas com febre e convulsões. Há uma grande probabilidade que na origem destes episódios esteja nas toxinas das líchias verdes.

 

Feijão vermelho

Muitas espécies de feijão contém a toxina fitohemaglutinina. No feijão encarnado, nem queira saber! Basta comer quatro ou cinco crus para provocar náuseas, vómitos e diarreia e, pouco depois, dores de estômago. Mas Calma, os níveis da toxina baixam significativamente quando o feijão é cozido.

 

Estes alimentos são perigosos para a sua saúde, mas não são os únicos. Veja também quais os alimentos que lhe podem provocar dor de cabeça aqui.

 

 


Related Posts

Estes 5 alimentos exigem um especial cuidado, no verão!

Estes 5 alimentos exigem um especial cuidado, no verão!

Tenha muito cuidado com estes 5 alimentos, no verão! Não há dúvidas: com a chegada da estação do verão, chegam, também, os dias de calor. E, com as temperaturas elevadas, alguns alimentos acabam por se deteriorar mais facilmente, aumentando o risco de intoxicação. Por esse […]

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Apresento-lhe três curiosidades pouco conhecidas sobre sardinhas… A primeira é bastante interessante! Como o tempo passa! Num piscar de olhos, já estamos em junho! E a que sabe este mês? A verão, a dias longos e, claro, a sardinhas! Elas são as estrelas de um […]