Sou mesmo fã de bacalhau. Acho que quem costuma dar uma espreitadela por aqui, vê que o bacalhau é presença assídua. Gosto de bacalhau porque é versátil, saboroso e é acima de tudo sinónimo de tradição. Como cozinho muitas vezes esta proteína, vou pesquisando o que se pode fazer depois que sobra, transformar este delicíoso ingrediente numa nova receita. A sugestão que trago hoje é de empadão de bacalhau com batata-doce: uma forma muito prática e fácil de aproveitar as sobras do bacalhau.
Receita de empadão de bacalhau com batata-doce
Ingredientes:
-3 filetes de bacalhau
-800 gr de batata doce
-1 cebola grande
-2 dentes de alho
-1 folha de louro
-2 colheres de sopa de azeite
-2 colheres de sopa de mostarda
-2 colheres de sopa de farinha
-300 ml + 4 colheres de sopa de leite
-Noz-moscada a gosto
-Sal a gosto
-Pimenta a gosto
-1 gema de ovo
Preparação:
Comece por assar a batata-doce.
Entretanto ferva o bacalhau em água durante aproximadamente 10 minutos. Retire da água, deixe arrefecer por um pouco e, em seguida, desfie-o.
Numa frigideira em lume médio refogue a cebola picada com uma pitada de sal, alho, azeite e louro (se usar as sobras do bacalhau e ele já estiver temperado tenha atenção para não ficar salgado).
Quando a cebola estiver macia, adicione o bacalhau desfiado, a mostarda e a pimenta.
Adicione a farinha e misture tudo muito bem.
De seguida adicione os 300 ml de leite, salpique com um pouco de noz-moscada em cima e mexa até ver que a mistura está a começar a engrossar.
Quando o bacalhau estiver cremoso, retire-o do lume e reserve.
Depois de assar a batata-doce esmague-a com um garfo até obter um puré. Adicione as 4 colheres de sopa de leite e misture até obter um puré cremoso.
Num tabuleiro espalhe a mistura de bacalhau no fundo e por cima cubra com o puré de batata-doce. Por cima, pincele com ovo.
Por fim leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos ou até verificar que a cobertura do empadão está dourada.
Retire do forno e está pronto a servir.
Veja a receita de bacalhau com favas aqui.