Não são só as grandes cidades ou as mais turísticas que merecem a nossa atenção e visita. O nosso país é rico em cantos e recantos por visitar. Com as temperaturas mais amenas, Piodão pareceu-me uma boa sugestão para este fim-de-semana. É uma aldeia classificada como “Imóvel de Interesse Público” e localiza-se na Serra do Açôr. Quer razões para se fazer à estrada este fim-de-semana?
Piodão
Piódão faz parte das “Aldeias Históricas de Portugal”, um conjunto de aldeias e vilarejos que foram restaurados e estão protegidos devido à grande importância histórica que têm. Apesar de ser uma aldeia muito conhecida, as praias continuam a ser a preferência dos turistas, perdendo estes toda a beleza e encanto das nossas aldeias históricas.
Piodão é sobretudo caracterizado pelas paredes de xisto e as portas e janelas pintadas de azul. Nos períodos festivos, como são exemplo a Páscoa e o Natal, vê-se regressarem muitos dos jovens que um dia foram ‘obrigados’ a deixar a sua terra em busca de melhores condições de vida. A população que acabou por ficar em Piodão e que vive essencialmente da agricultura, faz as delicias de quem lá passa, através da sua hospitalidade, fazem parte da cultura da terra, transmitindo a história e as tradições da aldeia.
Esta aldeia é capaz de nos arrebatar pelas suas ruas estreitas e pela viagem ao passado que fazemos, porque parece que está com o mesmo aspeto que estava há muitos anos atrás, quando as casas foram construídas.
Além de visitar a aldeia em si, o que não faltam são caminhadas e passeios para fazer na zona, entrre Piodão e Foz d’Égua onde a natureza enche o percurso. Quando terminar o percurso em Foz d’Egua pode sempre visitar as piscinas naturais da zona.
O que lhe parece esta sugestão?
Bom fim-de-semana e bons passeios!
Espreite tambem a sugestão de fim-de-semana no Porto, aqui.