O meu pão-de-ló de eleição é o de Ovar! Quem prova o pão-de-ló de Ovar não quer outra coisa, e a verdade é que a consistência única e o sabor, são capazes de por as minhas papilas gustativas a saltar cada vez que o provo.
Em 1700, o pão-de-ló era dado como oferta aos oradores sacros que visitavam Ovar. Apenas algumas famílias sabiam a receita do doce, então para as outras pessoas que não tinham a receita pudessem apreciar esta iguaria, compravam os ingredientes e levavam a quem sabia a receita, para confecionar o pão-de-ló! O seu fabrico era feito em alguidares de barro vermelho e cozido em caçarolas de barro forradas de papel branco. Com o passar dos anos algumas das famílias que tinham a receita original fizeram da confeção do pão-de-ló de Ovar um negócio rentável, e também fizeram com que este doce fosse conhecido quer a nível nacional, quer internacional.
E que tal se eu partilhar a receita que me enviaram desta iguaria?
Receita de pão-de-ló de Ovar
Ingredientes:
-12 gemas
-4 ovos
-250 gr de açúcar
-125 gr de farinha de trigo sem fermento
Preparação:
Num recipiente, junte as gemas com os ovos e o açúcar e bata.
Depois de obter uma mistura homogénea, envolva a farinha.
Agora é só colocar a massa numa forma redonda, previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido nos 180 graus durante aproximadamente 10 minutos. Retire o pão-de-ló do forno e deixe-o repousar durante 4 horas dentro da forma.
Passado o tempo de repouso, retire o pão-de-ló da forma, mas mantenha a envolvência do papel vegetal.
Se gosta de doces tradicionais, veja a receita das tortas de Azeitão, aqui.