Nódoas de tomate? Conto-lhe tudo.

Nódoas de tomate? Conto-lhe tudo.

Cozinho muito com tomate: molho de tomate, em saladas, receitas com arroz, massa, etc. No entanto, quando nos sujamos com tomate é difícil de tirar as nódoas de tomate. O certo é que, recentemente aconteceu cair um pouco de molho de tomate na minha roupa e depois de sucessivas tentativas de limpeza recorri à Internet para ver qual seria a melhor maneira.

Como gosto de partilhar boas dicas aqui deixo algumas de como tirar nódoas de tomate em vários tecidos:

Sintéticos e lã

Primeiro esfregue a mancha com água fria, para retirar o excesso de tomate da roupa. Esprema um limão. Depois, com uma esponja, absorva o sumo do limão. Esfregue a mancha com a esponja. Posteriormente esfregue-a novamente com um pedaço de limão por espremer. Lave bem o tecido com o máximo de água possível. Aplique um “tira nódoas” para que a nódoa se solte do tecido. Lave a roupa e deixe-a secar.

Nylon e poliéster

Esfregue com água fria assim que a nódoa for feita. Depois, esfregue a nódoa de tomate com um pedaço limão. Passe o tecido por água e deixe secar.

Algodão e linho

Verifique primeiro se o tecido da roupa não desbota a cor. Se isso não acontecer, estique o tecido sobre uma tigela e aperte com um elástico.

Deixe correr água sobre essa zona. Isto resulta apenas se for aplicado após o tecido ter sido manchado.

Caso não dê resultado, deixe o tecido repousar na seguinte mistura:

¼ chávena de água quente.

½ colher de chá de detergente da loiça.

Deixe repousar durante 15 minutos. Lave a roupa com água. Esfregue a zona da nódoa com álcool e lave poucos segundos depois, quase de imediato.

Couro

Retire o excesso de tomate que estiver no tecido. Misture uma colher de sopa de detergente, num recipiente (que tenha tampa) com água morna. Agite-o até fazer muita espuma. Humedeça uma esponja com a espuma feita e esfregue a mancha. Por último, limpe a zona com um pano branco. Utilize este método só para peças de roupa de couro. Caso não elimine as nódoas de tomate à primeira tentativa, repita o processo.

 

Veja também dicas originais de como organizar a sua casa aqui.


Related Posts

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Prepare-se: esta sopa de tomate e hortelã vai dar um novo sentido ao seu paladar! Abril, águas mil. Tal e qual como afirma a expressão popular. Mas se os dias de abril também trouxerem um pouco de frio, não deixe de visitar este blog, onde […]

Bacalhau com molho de tomate

Bacalhau com molho de tomate

Dê um toque especial à noite da Consoada: faça esta receita de bacalhau com molho de tomate! Sempre que tenho tempo, não há que enganar: preparo em casa um molho de tomate para dar um tempero único às mais diferentes receitas: desde chocos a um […]