Quais são os sinais de que o casamento pode acabar?

Quais são os sinais de que o casamento pode acabar?

John Gottman e Robert Levenson são dois norte-americanos das Universidades de Washington e da Califórnia que destacaram os sinais de que o casamento pode acabar: obstrução, o desdém, a crítica e a atitude defensiva.

O estudo foi feito durante 14 anos, com 79 casais, 21 dos quais acabaram por se separar durante a investigação, confirmando a ideia de que a separação pode estar associada a comportamentos específicos.

Desdém – O menosprezo pelo outro pode rapidamente contribuir para o fim de uma relação. O facto de uma pessoa se sentir de algum modo melhor ou mais sensível que o parceiro significa que não considera que ambos estão ao mesmo nível.

Crítica – Determinados comportamentos menos corretos, como trazer um produto errado, podem criar a ideia no pensamento do outro de que o parceiro é, por exemplo, um idiota. Esse tipo de opiniões negativas acumula-se e faz crescer pensamentos de desprezo.

Atitude defensiva – Atirar as culpas sempre para cima do outro pode fazer com que seja acusado de estar à defensiva. Em vez de fazer o papel de vítima, é preferível assumir os erros para evitar que a situação fique ainda pior.

Obstrução – Não é aconselhável que evite o diálogo, pois afastar-se do outro ou ignorá-lo pode mostrar algum desdém por ele. Uma discussão pode ser muitas vezes um bom ponto de partida para resolver os problemas.

Mas atenção, não fique já a pensar no divórcio caso esteja a rever-se nestes sinais de que o casamento pode acabar. Simplesmente preocupe-se em garantir que elas não acontecem demasiadas vezes ao ponto de não permitirem que as coisas bonitas que devem fazer parte de uma relação possam surgir.

 

Tinha a ideia de que chegar atrasado pode ser sinal de criatividade e otimismo? Saiba tudo aqui.

 

 


Related Posts

Truques que “salvam o casamento”

Truques que “salvam o casamento”

A brasileira Wanessa Camargo está casada há 9 anos com o empresário Marcus Buaiz e revelou truques que “salvam o casamento”. O casal tem dois filhos e passa sempre a imagem de família feliz. Mas, recentemente, surgiram boatos de que o casamento não estava na melhor […]

Matilde Breyner e Tiago Felizardo casaram

Matilde Breyner e Tiago Felizardo casaram

O casal de atores Matilde Breyner e Tiago Felizardo juntaram os “trapinhos” e disseram “sim” na Igreja White Wedding Chapel, em Las Vegas, na qual vários famosos a nível mundial sobem ao altar para trocar alianças. A notícia foi dada por Tiago Felizardo, no Instagram, […]