Os melhores alimentos para prevenir a gripe

Os melhores alimentos para prevenir a gripe

Estamos numa espécie de “época alta” da gripe, sendo esta uma doença que se transmite de pessoa para pessoa e que deixa o aparelho respiratório bastante afetado. Um estilo de vida salutar é um ótimo caminho para evitar este problema e a propósito disso mesmo trago uma pequena lista daqueles que são os melhores alimentos para prevenir a gripe.

 

Kiwi, laranja e limão – São ricos em vitamina C, o que ajuda a melhorar o sistema imunitário, fazendo com que o nosso organismo fique mais forte e consiga combater a gripe. Todos devem consumir alimentos com vitamina C no dia-a-dia.

 

Batata-doce – É rica em carotenos que, depois de consumidos, se transformam no organismo em vitamina A. Uma batata-doce por dia dá-nos o valor necessário desta vitamina, para além de 50% do que é recomendado no que toca a vitamina C. Para além disso, fornece ferro e zinco.

 

Salmão, atum, sardinha e cavala – Estes tipos de peixe são ricos em ácidos gordos, como é o caso do ómega-3, reforçando o sistema imunitário e tornando-nos menos expostos a doenças. A par disso, trazem-nos vitamina D e zinco.

 

Iogurte natural – Tem Lactobacilus, ou seja, probióticos (bactérias boas)  que ajudam na melhoria de infeções do aparelho respiratório. Os probióticos são ricos em proteína de alto valor biológico, vitamina B12, cálcio, potássio e magnésio. Comer produtos com probióticos no dia-a-dia contribui para a otimização da flora intestinal e, assim, para o bom funcionamento dos intestinos.

 

Quinoa  – Este alimento é equilibrado no que toca a gordura e proteína. Contém vitamina E, ácidos gordos e minerais como o ferro e o zinco, fortalecendo o sistema imunitário. A quinoa tem muitas proteínas de alto valor biológico.

 

 

A propósito dos melhores alimentos para prevenir a gripe e já que falámos em salmão, apresento-lhe uma das melhores receitas com este ingrediente: salmão no forno com molho de funcho.

 

 


Related Posts

Dica caseira e natural para a tosse e gripe

Dica caseira e natural para a tosse e gripe

Dias frios não têm de ser sinónimo de tosses e gripe: conheça esta dica caseira! “Atchim” para aqui. “Cof cof” para ali. Enfim… não há volta a dar: quando as temperaturas baixam e as chuvas chegam, é aí que aparecem as tosses, os espirros, as […]

Cerveja emagrece e previne Alzheimer e gripe! Saiba tudo!

Cerveja emagrece e previne Alzheimer e gripe! Saiba tudo!

A cerveja só traz vantagens para a saúde! Mas é preciso beber sempre com moderação… Uma boa parte de nós já sabe que o vinho pode ser um elixir da boa saúde – se for bebido com moderação, pois claro! Mas a cerveja não lhe […]