A aveia é um dos alimentos mais recomendados (até pelos médicos!) para quem quer cuidar da sua saúde. Comecei a consumir há muito pouco tempo e estou viciado.
É bem fácil de preparar e de encontrar em qualquer supermercado, sendo uma das melhores opções para começar o dia de forma saudável.
É uma excelente “arma” para combater colesterol alto, sendo rico em fibras solúveis, provocando uma redução do mau colesterol, sem prejudicar o bom.
Deste modo, a aveia é uma excelente hipótese para quem deseja um melhor funcionamento intestinal, ajudando na perda de peso devido à sensação de saciedade provocada. Para além disso, diminui a absorção de gordura e de açúcar, ajuda a reforçar o sistema imunitário, combate infeções e, ainda, a depressão, graças ao magnésio e vitaminas do complexo B.
No que toca ao coração, há que ter em conta que os antioxidantes da aveia protegem-no contra doenças cardíacas. Como se isso não fosse suficiente, é útil para diabéticos, colaborando para os baixos níveis de glicose no sangue e na prevenção do rápido aumento de açúcar no mesmo.
Para aqueles que se querem prevenir contra o cancro, também encontram aqui um ótimo aliado. A par disso, devemos, também, considerar que a aveia reduz o risco de asma na infância (pense já nas papas de aveia para os seus filhos!).
Os nutricionistas recomendam que se consuma, no mínimo, três colheres de sopa de aveia, por dia, sendo que pode usá-la em saladas, bem como nas massas para bolos, pães e biscoitos.