Os suplementos nutricionais tornaram-se uma necessidade emergente na sociedade actual. Com a abundância de alimentos processados e pobres em nutrientes, o nosso organismo necessita de um apoio extra para garantir uma óptima saúde.
Temos assistido ao longo das últimas décadas a uma grande mudança de paradigma na forma como vemos a nutrição. Cada vez mais existe a consciência de que a nutrição não deve ser igual para todos, que cada organismo tem necessidades e problemas diferentes.
Até agora, apenas temos sido capazes de adequar as vitaminas e os aspectos nutricionais de acordo com o sexo, a idade e os estilos de vida diferentes. Mas tal como tudo, o ramo da nutrição também evoluiu. Agora é possível adequar os suplementos nutricionais ao ADN específico de cada indivíduo.
Por enquanto existe ainda uma única empresa nutricional especialista neste assunto. A Genelink, empresa de biotecnologia, dedicou a estudos e investigações no campo da nutrição e da genética. Concluíram que 12 dos pedaços que compõe o ADN são indicadores exactos do nível de saúde genético de cada organismo. Através destes é possível aferir as predisposições genéticas para as quais o seu organismo necessita de um apoio suplementar e, por isso, onde se deve actuar. Esta é uma descoberta que promete revolucionar a indústria da nutrição num futuro próximo.
Assim, o futuro da nutrição tem a sua resposta em nós mesmos e na individualidade do nosso corpo. Quiçá se não estaremos a falar numa revolução genética que irá melhorar a forma como vemos a saúde e os cuidados com o nosso organismo?!