O verão é a época do ano que mais se concilia com uma alimentação saudável. Pedem-se produtos frescos e refrescantes, e a melancia é uma das escolhas de destaque. Para além de doce, suculenta e refrescante, a melancia é também uma fruta com inúmeros benefícios nutricionais para a nossa saúde. Ora confira:
- É uma das melhores fontes de água e hidratação, constituída por 95% de água e apenas 5% de açúcar.
- Ajuda a curar dores de garganta e feridas na boca, bem como combate o mau hálito.
- Rica em nutrientes essenciais como o ferro, magnésio, zinco, cálcio e vitamina C, A e B6.
- A cada porção de 100 gramas contém apenas 30 calorias.
- Contém glutationa, um antioxidante que melhora as funções do fígado;
- Excelente fonte de licopeno, um poderoso antioxidante que actua como barreira protectora de doenças, e que ainda ajuda no combate do cancro, uma vez que inibe o crescimento de células cancerosas no organismo.
- Tem propriedades diuréticas que ajudam a livrar-se do excesso de líquidos no corpo;
- Fonte rica de potássio, é altamente útil para limpar as toxinas dos rins, o que facilita o seu bom funcionamento.
- Os seus altos teores de magnésio e potássio são altamente benéficos na redução da pressão sanguínea do corpo, o que previne o endurecimento das paredes das artérias.
- Altamente benéfica para o coração, graças ao alto teor de vitamina C, beta-caroteno e lipopeno, que ajudam na prevenção de problemas cardíacas bem como reduzem o mau colesterol e a sua acumulação nos vasos sanguíneos.
- A presença de vitamina C e antioxidantes ajuda na prevenção do envelhecimento.
- Com uma forte prepotência na sua constituição de electrólitos, como o sódio e potássio, a melancia ajuda também na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.