Tudo o que precisa de saber sobre o Tomate

Tudo o que precisa de saber sobre o Tomate

Botanicamente categorizados como uma fruta, mas ingeridos pelos consumidores como um vegetal, o tomate é apreciado pela sua combinação de doçura e acidez.

O tomate é uma excelente maneira de adicionar nutrientes à sua dieta. Altamente rico em vitaminas A e C, é também uma boa fonte de potássio. Possui um baixo teor de sódio e não contém colesterol.

A maioria de nós guarda os tomates ao lado dos outros legumes na gaveta do frigorífico, mas esse não é o local adequado para os armazenar. Os tomates devem ser colocados à temperatura ambiente de forma a manter o máximo do seu sabor. A fria temperatura do frigorífico faz com o que o seu processo de maturação seja suspenso, o que leva a uma diminuição no sabor e mudança na textura. Por isso, coloque os seus tomates num recipiente decorativo sobre o balcão ou mesa.

Curiosamente, o tomate e a banana juntos ajudam-se mutuamente a amadurecer mais rápido. Estes emitem um gás chamado de etileno que acelera o processo de amadurecimento. Assim, se precisa de amadurecer mais rapidamente um tomate, coloque-o num saco fechado e o etileno irá encarregar-se disso.

Originário da América Central e Sul, o tomate é actualmente um alimento consumido por toda a parte do mundo. As suas qualidades proteicas e nutritivas fazem-no um alimento rico e altamente benéfico para a nossa saúde. Uma mais valia na dieta, e o parceiro ideal para as refeições de verão.


Related Posts

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Prepare-se: esta sopa de tomate e hortelã vai dar um novo sentido ao seu paladar! Abril, águas mil. Tal e qual como afirma a expressão popular. Mas se os dias de abril também trouxerem um pouco de frio, não deixe de visitar este blog, onde […]

Bacalhau com molho de tomate

Bacalhau com molho de tomate

Dê um toque especial à noite da Consoada: faça esta receita de bacalhau com molho de tomate! Sempre que tenho tempo, não há que enganar: preparo em casa um molho de tomate para dar um tempero único às mais diferentes receitas: desde chocos a um […]