Confesso que o microondas é o meu melhor amigo nos dias mais ocupados. Chegar a casa e aquecer comida em menos de cinco minutos, sem grandes complicações e perdas de tempo, não podia ser melhor. São várias as teorias acerca do microondas, mas serão realmente verdade ou não passam de mitos? Hoje desvendo-lhe alguns mitos e verdades sobre o microondas.
Será que aquecer os alimentos lhes retira os nutrientes?
Mito!
Os alimentos quando são expostos a altas temperaturas acabam por se alterar e é normal a perda de nutrientes. Isso acontece sempre, seja qual for a forma como aquece o alimento. O microondas não tira mais nutrientes do que uma panela ou um grelhador, pelo contrário, é até um dos equipamentos que mais retém vitaminas e outras substâncias.
As micro-ondas são absorvidas pelos alimentos?
Mito!
Os alimentos não são capazes de absorver as micro-ondas emitidas pelo aparelho. A sua única função é a de aquecer e o calor é a única coisa que se mantém no alimento após o microondas ser desligado.
Os níveis de radiação são inseguros para os usuários do microondas?
Mito!
Não há um estudo que prove que o aparelho não representa qualquer problema para a saúde, mas o nível de radiação é muito baixo e não é considerado perigoso. Se ainda assim preferir manter-se cauteloso, a melhor solução é escolher um aparelho de qualidade e manter-se afastado durante o aquecimento.
A água explode no microondas?
Verdade!
Em algumas situações, pode ocorrer o aquecimento excessivo do líquido, sem que se formem aquelas bolhinhas que costumamos ver, quando isso acontece acaba por explodir.
Como qualquer aparelho, o microondas necessita dos seus cuidados, mas a verdade é que não representa perigo como alguns mitos fizeram crer.
Se gostou destas dicas acerca dos mitos e verdades sobre o microondas, espreite também as dicas acerca do poder da Aloé Vera para a sua saúde aqui.