Quem diria! Uma descoberta destas no Solar dos Presuntos!
Encantado como sou por tudo o que tenha a ver com história, nem calcula a admiração que senti quando soube desta descoberta tão fantástica! Então não é que encontraram um cemitério romano com 2000 anos no Solar dos Presuntos?
Tudo aconteceu como acontecem as melhores coisas na vida: por acaso! O restaurante estava a fazer umas obras para ampliar o espaço e foi quando se encontrou diversos esqueletos – cerca de 30! – e peças de olaria do século XV, incluindo artigos, como pratos, moedas, lamparinas e até alguns jogos! De resto, ainda foram descobertas imensas caixas com corpos cremados.
Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo destes últimos dois anos por equipas de 12 membros, principalmente arqueólogos e antropólogos. Depois de terem sido retiradas do centro da capital, as peças encontram-se, neste momento, guardadas pela empresa responsável pela supervisão arqueológica das obras – a Neoépica.
Em declarações ao site NiT, o Diretor da Neoépica, Paulo Rebelo, explica a tamanha importância deste achado: “O cemitério estava em muito bom estado de conservação, com as várias campas bem delimitadas e os esqueletos bem conservados.”
E há mais peças para se juntar ao rol: “Também achámos instrumentos de medicina que deveriam pertencer a um médico”, afirmou Paulo Rebelo.
Após cada um dos artigos ser devidamente avaliado, os mesmos serão devidamente entregues ao Centro de Arqueologia de Lisboa.
Depois da intervenção arqueológica, as obras para ampliar o Solar dos Presuntos podem continuar.
Quem diria, hein? Um cemitério romano, com séculos, mesmo debaixo dos nossos pés! Sem dúvida que é mais um motivo para admirarmos ainda mais a capital!